Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

GADGET - Mesma cara com novo interior
Qua, 05 de Outubro de 2011 14:01

O iPhone 4S: mais de 200 novidades sobre seu antecessor. Div...

(BR Press) - Como sempre, muitos rumores e apostas correram pelos sites e blogs de tecnologia sobre o lançamento do iPhone 5. Todos erraram. Não houve iPhone 5 e sim um superupdate interno. O novo gadget da Apple chama-se iPhone 4S.

Se não tivemos o campo magnético de "distorção de realidade" orquestrado por Steve Jobs neste lançamento, tivemos um Tim Cook seguro e bastante à vontade na apresentação da nova versão do iPhone. E isso não é nada fácil, pois Jobs conseguia, com seu carisma e sua confiança na qualidade de seus produtos, vender gelo para esquimó.

Alguns números

Após dez anos de lançamento do primeiro [e revolucionário] iPod, Cook apresentou números bastante interessantes sobre a jukebox portátil da Apple: 70% do mercado norte-americano, mais de 300 milhões de de aparelhos vendidos no mundo, 200 milhões de músicas à venda e 16 bilhões de músicas compradas em sua loja virtual.

O iPad não fez feio nos dados apresentados: 95% de aprovação dos usuários; companhias aéreas, hospitais, escolas e universidades usam o iPad como ferramenta diária. E tem mais: são 500 mil aplicativos para este sistema. Em três anos foram baixados 18 bilhões de aplicativos – o que rendeu aos desenvolveres US$ 3 bilhões.

Tim Cook demonstrou, entretanto, que o caminho a ser percorrido no mercado de telefonia móvel ainda é longo. Segundo o executivo, a Apple detém somente 5% do mercado global de telefones celulares, o que pode justificar a agressiva estratégia de precificação dos aparelhos antigos (nos EUA, o iPhone 3GS será oferecido gratuitamente enquanto o iPhone 4 de 8gb custará somente US$ 99).

iPhone 4S

Se, por fora, o aparelho não mudou nada no design, por dentro ele ganhou o chip dualcore A5, que também equipa os iPads 2. Isso quer dizer o dobro de velocidade no processamento e um ganho gráfico sete vezes mais poderoso que o anterior.

A câmera também ganhou update. Agora ela tem oito megapixels. Quem entende de fotografia sabe que mais megapixels não quer dizer melhores fotos, mas o sistema de lentes melhorou e trouxe um novo sensor que capta 73% mais luz. Com o reconhecimento e autofoco de rostos, balanço de brancos e estabilizador para evitar fotos tremidas, teremos uma poin&shot de respeito no bolso.

Na área de vídeo também tem novidade: filmar em HD a 1080p, com estabilização de imagem e redução de ruídos, vai fazer com que qualquer um sinta-se um cineasta de verdade.

"Automagicamente"

Com mais de 200 novidades sobre seu antecessor, o novo sistema que será lançado dia 12 de outubro promete algumas coisas que devem mudar o jeito com que interagimos com nosso telefone. Uma das mais interessantes será que o usuário não vai precisar de um Mac ou PC. Algo muito útil para aqueles que têm nos gadgets da Apple seu único meio digital.

Tudo isso graças ao novo serviço a ser lançando em breve: iCloud. Uma nuvem de informações que transfere suas músicas, fotos e documentos para todos seus aparelhos. Por exemplo: ao tirar uma foto com seu iPhone, ele transfere "automagicamente" esta foto para seu Mac e iPad – sem que você faça nada.

Isso funciona para documentos, música, filme ou música. Moleza para manter tudo organizado e em todos os lugares. Sem contar o sossego de ter backups – os famigerados e quase sempre negligenciados "becapes" – atualizados de contatos, agenda, mails e tudo que a gente sempre precisa e está em outra máquina.

Saiba mais sobre a iCloud aqui.

Outra invenção de Cupertino é o Siri. Imagine você dizer para o seu telefone "Mude minha reunião com o Zé das 14h para 18h", "Encontre um restaurante japonês perto de onde estou", ou ainda "Lembre-me de comprar cerveja antes de chegar em casa".

É isso que o Siri faz – já que ele sabe onde você está e onde mora. Dá até para responder uma mensagem sem ter que digitar nada. Basta falar que ele entende. É como ter um assistente que obedece seus comandos de voz e faz o trabalho para você. Por enquanto, ele só ouve em inglês, francês e alemão, mas com o tempo irá nos ouvir em português. Nada de Klingon, nerd.

Agora que o 4S foi apresentado, chegando dia 14 de outubro nas lojas dos EUA e no final do mês na Europa (Portugal ainda indefinido)norte-americanas e européias, vamos aguardar a nova avalanche de especulações sobre quando, como e quais novidades trará o verdadeiro iPhone 5.

Veja o vídeo oficial do iPhone 4S e algumas coisas que ele promete.

(Orlando 'Zabarov' Colacioppo/Especial para BR Press)