Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

WEB - Tumblr só cresce no Brasil
Sex, 17 de Fevereiro de 2012 22:56

Gina Gotthilf, gerente de Internacionalização do Tumblr no...

(São Paulo, BR Press) - Um Badoo (rede social com DNA de relacionamentos) que aproxima as pessoas com interesses em comum, também no mundo off line. Esse é o propósito do portal Tumblr (prouncia-se "tâmbler"). Embora ainda longe de ser um Facebook em popularidade, o Tumblr tem no Brasil o segundo país mais participativo, atrás somente dos EUA – onde foi fundado.

    São 2 bilhões de page views por mês no Brasil, que responde por 13% do tráfego de todo Tumblr. E os acessos só crescem no país, dado o temperamento sociável do povo brasileiro, campeão presencial em quase todos os Orkuts (alguém ainda se lembra dele?) da vida.

    Os brasileiros, segundo estatísticas do próprio portal, fazem sete milhões de posts por dia e ficam até 32 minutos por visita no Tumblr – a média do mundo é 23 minutos. No último ano, o Tumblr cresce quase 300% no Brasil.

Musa geek

    Quem forneceu estes dados foi a recém-contratada gerente de Internacionalização do Tumblr no Brasil, a brasileira Gina Gotthilf (@ginag). Aos 29 anos, a moça foi tratada como musa geek na São Paulo Social Media Week, que acabou nesta sexta (17/02).  Não por puro hype, diga-se.

    Formada em Filosofia pela Brandeis University, Gina trabalhou num laboratório de neurociência sociocultural antes de ingressar no mundo digital. Foi estrategista de mídias sociais em Nova York, para marcas como LVMH, American Express Publishing, MAC Cosmetics, Aveda, Net-a-porter.com e Mattel, entre outras.

    Gina torno-se estrategista de mídias sociais em uma agência de marketing digital americana, além de colaboradora do site de novidades do mundo digital, o Mashable.com.

Conteúdos interessantes

    "Temos muitas diferenças de outras redes sociais – não concorremos com nenhuma", garante ela, explicando o Tumblr para quem ainda não sacou qual é o charme da rede social. "Por fora, é como um blog; por dentro, é onde as coisas acontecem (quando se faz o login e começa a seguir pessoas)", diz Gina. Ela ressalta que a maior prioridade do site é melhorar as ferramentas de descobertas de conteúdos interessantes.

    Entre eles vale citar as comunidades Sleep on the Subway, dedicada a compartilhar fotos de gente dormindo no metrô; Eat Sleep Draw, galeria de arte virtual colaborativa, e o Neighborhoodr!, que compila notícias locais de cada bairro em NY e várias outras cidades do mundo; além do intrigante From Me To You, que veicula portraits de pessoas em vídeo – portanto, em poses estáticas mas com movimento de piscar os olhos, por exemplo.

    Entre as comunidades brasileiras, as mais "bombadas" são: Fica Vai Ter Bolo,
Ego Estagiário e Sei Lá Como Escreve, que compartilha dúvidas de ortografia de uma forma divertida.

Interesses em comum

    Apostando na customização geral – de conteúdo ao visual – e fazendo valer o slogan "Be Yourself, Express Yourself", a graça do Tumblr é agrupar pessoas com o mesmo foco de interesses, em comunidade divertidas e extremamente colaborativas. Gina garante que, no Tumblr, a síndrome do YouTube também acontece: "É mais fácil ser descoberto por gente que já procura uma atividade similar à que uma comunidade procura", argumenta, garantindo ainda que os "tumblrs" são mais duradouros que twitts e posts no Facebook.

    Por enquando, o Tumblr não tem anúncios. "Achamos banners algo muito invasivo", diz Gina. No entanto, ela anuncia que um modelo de "monetização" para o portal, que vive de investidores mas já está ocupado por marcas e ações de marketing, vem sendo estudado e deve seguir a linha dede conteúdo patrocinado.

Marketing

    Gina cita uma ação da Olympus, que deu 100 câmeras a fotógrafos de comunidades do Tumblr e o resultado foi tão expressivo que a empresa resolveu abrir um canal direto de seu site para a rede social. A IBM faz sucesso com o canal Smarter Planets, "para tornar o mundo melhor".

    A Coca-Cola compartilha no Tumblr  fotos sobre felicidade. E a Oscar PR Girl – assessora de imprensa do estilista Oscar de la Renta virou celebridade no Tumblr por conta do conteúdo que ela posta: de músicas a imagens que têm conexão com com trabalho, numa bem sucedida "curadoria da experiência da marca".

    Há muitos jornais e grupos de mídia impressa no Tumblr, como o Guardian e a CNN, devido ao apelo visual do site e já que um dos diretores do Tumblr veio da NewsWeek. "O Tumblr está empenhado em fazer seu usuário achar as coisas mais legais no mundo online", acredita Gina. E nesse mundo, a criatividade não tem limites.

(Juliana Resende/BR Press)