Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

GENTE - "Vocês roubaram meus sonhos e infância", diz Greta Thunberg na ONU
Seg, 23 de Setembro de 2019 16:49

Greta Thunberg foi de barco à Conferência do Clima da ONU....

(brpress) - Há três semanas, a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, desembarcou em um porto de Nova York para participar da Conferência do Clima da ONU, onde ela discursou nesta segunda-feira (23/09). 'Vocês roubaram meus sonhos e infância", esbravejou, referindo-se aos líderes mundiais. "Mas os jovens estão começando a entender a traição de vocês", acrescentou.

Ela cruzou o atlântico em um veleiro oferecido por Pierre Casiraghi, filho da princesa Caroline de Mônaco, que colocou à sua disposição o Malizia II, uma embarcação com zero emissão de carbono. Greta não viaja de avião para não contribuir com a emissão de gases poluentes.

Tom grave

Indicada ao Prêmio Nobel da Paz e famosa por seus discursos duros, Thunberg já discursou em eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU, em dezembro, e no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em janeiro. Lá ela disparou:

Os adultos ficam dizendo: ‘Devemos dar esperança aos jovens'. Mas eu não quero a sua esperança. Eu não quero que vocês estejam esperançosos. Eu quero que vocês estejam em pânico. Quero que vocês sintam o medo que eu sinto todos os dias. E eu quero que vocês ajam. Quero que ajam como agiriam em uma crise. Quero que vocês ajam como se a casa estivesse pegando fogo, porque está”. 

Greta diz que escreve seus próprios discursos, mas que consulta especialistas em clima e ouve a opinião de outras pessoas antes de apresentá-los publicamente. Sobre a Marcha Global pelo Cima, que aconteceu no dia 20/09, espera que as greves climáticas sejam um "ponto de virada social". Embora não haja dados oficiais sobre o número de participantes nesses eventos, Thunberg está feliz por serem "milhões".

Leia mais sobre emergência climática.