Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

SAÚDE - Saiba o que é a Síndrome de Asperger
Qui, 26 de Setembro de 2019 12:07

Ativista pelo clima Greta Thunberg foi diagnosticada com esp...

(brpress*) - Interesses restritos. Dificuldade em interações sociais. Hipersensibilidade. Ligação intensa a rituais e rotinas. Dificuldade em entender duplo sentido, metáforas e linguagem não verbal. Essas são algumas das características mais comuns de quem é diagnosticado com Síndrome de Asperger – como a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi aos 11. Ela diz que essa condição é chave em seu modo de agir e interpretar o mundo. 

Os aspies, como muitos preferem ser chamados, tem sua condição incluída nos Transtornos do Espectro Autista (TEA), uma classificação para indivíduos com problemas de socialização, dificuldade de comunicação e comportamento repetitivo, segundo o site do Dr. Drauzio Varella.

Gênios diagnosticados

 Estima-se que, no Brasil, haja em torno de dois milhões de pessoas com TEA. No mundo, o número equivaleria a 1% da população. Na história, como relata a BBC News, muitos gênios estão recebendo diagnósticos póstumos, por especialistas como o Professor Michael Fitzgerald, na Universidade Trinity, de Dublin (Irlanda). Albert Einstein, Jane Austen, Michelangelo e Sócrates são alguns dos nomes mais citados nas pesquisas. 

Entretanto, esses diagnósticos póstumos não podem ser realizados com certeza, já que a síndrome foi descrita por Hans Asperger apenas em 1944.

(Maria Carolina Soares, da Jornalísmo Júnior, especial para brpress)