Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

CINEMA - Mulheres fazem filmes no É Tudo Verdade
Qui, 12 de Março de 2020 17:28

Tilda Swinton é uma das narradoras de Women Make Film: Um R...

(brpress) - A série documental inédita no Brasil Women Make Film: Um Road Movie através do Cinema, do britânico Mark Cousins, é um dos destaques do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, cuja 25a. edição aconteceria de 26 de março a 05 de abril, em São Paulo, e de 31 de março a 05 de abril, no Rio, mas com a pandemia do coronavírus vai ser disponibilzado em parte online – incluindo esta série. 

 

Narrado por atrizes como Tilda Swinton, Jane Fonda e Debra Winger, Women Make Film tem cinco episódios que revisitam a história do cinema ao costurar clipes de centenas de filmes dirigidos por cineastas mulheres, como a francesa Agnès Varda (1928-2019), a japonesa Kinuyo Tanaka (1909-1977) e a brasileira Petra Costa, que, este ano, disputou o Oscar com Democracia em Vertigem, documentário sobre o impeachment de Dilma Rousseff.

 

São 40 capítulos, legendado em português, somando 840 minutos. 


 

Acesso: www.spcineplay.com.br.  De 03/04 a 10/04, 1000 visionamentos por episódio.


TEMAS POR ORDEM DE PROJEÇÃO

 

- Como as diretoras definem o tom de seus filmes, constroem verossimilhança, apresentam personagens, gravam diálogos e enquadram cenas.

 

- Como as diretoras montam cenas, constróem jornadas e descobertas, retratam crianças e exercitam o minimalismo, a edição, pontos de vista e closes.

 

- Como as diretoras retratam corpos, sexualidade, lares, religião, trabalho, política, surpresas e comédia.

 

- Como as diretoras lidam com o melodrama, a ficção científica, as representações do inferno e de tensão, a estase, cortes nos filmes, a memória e o tempo.

 

- Como as diretoras filmam interiores, o existencial, o amor e a morte, os fins, música e dança.

 

Confira a relação completa de filmes citados no site www.womenmakefilm.com.