Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

LIVROS - Geisel em Londres: saia justa e revelações
Qua, 01 de Abril de 2020 18:29

Rainha Elizabeth II e presidente Ernesto Geisel, em 04 de ma...

(Londres, brpress) - Geisel em Londres é o título do novo livro de Geraldo Cantarino, autor de A Ditadura que o Inglês Viu, AInda em fase de produção, o jornalista e escritor, colaborador da brpress, revela os bastidores da visita de estado do presidente Ernesto Geisel a Londres, entre os dias 4 e 7 de maio de 1976 – bem no meio da ditadura

 

Foi a primeira visita de estado de um presidente brasileiro ao Reino Unido. Marcada por controvérsias, a visita gerou centenas de correspondências diplomáticas, configurando o episódio com o maior volume de documentos do período da ditadura no acervo do Arquivo Nacional britânico, em Kew. 

 

Direitos humanos

 

Desde o início do planejamento da visita, diplomatas britânicos temiam que tal iniciativa enfrentasse dura oposição no Reino Unido, em função das denúncias de violação de direitos humanos no Brasil. 

 

Como conciliar a visita de um chefe de Estado de um regime autoritário a um país com um arraigado discurso em defesa de valores como democracia, Estado de direito e liberdades individuais? “É essa e outras questões que procuro abordar no livro”, diz Cantarino.