Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

BRASIL - CPI das Fake News descobre anúncios do governo em sites de conteúdo inadequado
Qui, 04 de Junho de 2020 14:43

Allan dos Santos, editor do blog Terça Livre, que apoia o g...

(brpress) - A CPI das Fake News identificou dois milhões de anúncios do governo pagos com dinheiro público em sites de jogos de azar, pornográficos e que apoiam Bolsonaro, como o blog Terça Livre, de Allan dos Santos. O site identificado com o maior número de anúncios é o Resultado do Jogo do Bicho, proibido no Brasil. 

 

O senador Ângelo Coronel (PSD-BA), presidente da CPI das Fake News, afirmou ao Globo que vai incluir em seu relatório no projeto de lei ( 2630/2020) que trata de fake news uma proibição de anúncios do governo em sites que publicam notícias falsas. Mas ainda não está claro sobre como este difícil controle será feito.

 

O fenômeno das fake news ganhou corpo em meados da década passada e, desde então, vem crescendo, especialmente no território político-ideológico.  A Secretaria de Comunicação Social, responsável pelos anúncios do governo federal, ainda não se pronunciou a respeito.

 

Em uma petição no Avaaz – #ParemAsFakeNews  milhares de brasileiros querem mostrar os pontos concretos que desejam ver inseridos na lei, pois, sem eles, não será eficiente para combater a desinformação e danos colaterais. A petição alerta ao fato de que as redes sociais podem estar tentando enfraquecer essa PL, porque o impulsionamento de notícias – independente de serem falsas ou não – são a fonte de receita destas empresas.