Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Imunidade em pesquisa

(brpress) – Estudo internacional tenta entender porquê alguns portadores do HIV conseguem evitar evolução da doença sem uso de medicamentos.

(brpress) – Um estudo conduzido internacionalmente e publicado no jornal Science identificou diferenças no DNA de uma pequena proporção de portadores do HIV, que os tornam capazes de impedir a evolução da doença para Aids sem uso de remédios. Um grupo chamado de “controladores de HIV”, com cerca de 1000 pessoas de todo o mundo, passou por um mapeamento genético que identificou a habilidade. 

Os pesquisadores estimam que uma em cada 300 pessoas infectadas não progride para Aids devido à imunidade natural. O sistema imunológico destes indivíduos é capaz de controlar o vírus – colocando-o em níveis abaixo dos limites comuns de identificação -, prevenindo que o HIV prejudique as defesas do corpo, além de limitar sua capacidade de ser transmitido para outras pessoas.

Comparação

O estudo envolveu o um mapeamento de milhões de medidas do DNA dos “controladores”, que foram comparadas com os genomas de 2.600 pacientes infectados pelo vírus e em tratamento. O resultado apontou diferenças em cinco amino ácidos no DNA responsável por uma proteína vital do sistema imunológico, chamada HLA-B (conhecida por defender o corpo de invasores).

As descobertas podem ajudar no desenvolvimento de vacinas, pois os dados indicam como o sistema imunológico pode ser manipulado para resistir ao HIV.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate