Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Guerra à gordura trans

(Brasília, brpress*) - O ministro da Saúde afirmou que 75% de toda a produção nacional de alimentos estão envolvidos na redução de cerca de 230 mil toneladas do ingrediente que deixaram de ir às mesas brasileiras em 2009.
(Brasília, brpress*) – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que 75% de toda a produção nacional de alimentos estão envolvidos na redução de cerca de 230 mil toneladas de gordura trans que deixaram de ir para as prateleiras brasileiras em 2009. O montante faz parte de um estudo divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), durante a assinatura de um acordo de cooperação que prorroga por três anos o Fórum da Alimentação Saudável.

“Isso demonstra o acerto da estratégia do governo e da indústria ao estabelecer uma agenda, uma pauta onde a questão da saúde pública foi colocada à mesa. Os resultados estão aí”, disse Temporão. “Grande parte das matérias-primas usadas na preparação dos alimentos já estão com o teor de gordura dentro dos padrões internacionais”, assegura.

Padarias

O ministro ressaltou que, além dos 25% que não reduziram a taxa de gordura trans em seus produtos, sua pasta pretende priorizar também os pequenos e médios produtores de alimentos no país, como padarias. “Vamos ter de fazer um grande esforço para levar a informação, a orientação técnica, para a pessoa que faz comida em casa para vender”, acredita. “É preciso dar assistência para o produtor para que ele saiba preparar os alimentos”, acrescentou.

De acordo com dados do ministério, o consumo de altas taxas de gorduras trans e de sal aumenta os riscos de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC).

(*) Com Agência Brasil.

Leia mais sobre o assunto na coluna sobre Saúde & Bem-estar, texto Gordura boa, gordura ruim.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate