
Refrigerante acelera envelhecimento
(brpress*) - Pesquisa realizada por especialistas de Harvard aponta perigos de dieta desequilibrada em fosfato.
(brpress*) – Os altos níveis de fosfatos encontrados em refrigerantes e alimentos processados podem acelerar os sinais de envelhecimento, segundo afirmam especialistas da Universidade de Harvard, nos EUA. Em testes com camundongos, os pesquisadores descobriram que uma dieta rica em fosfatos pode aumentar a prevalência e a severidade de doença renal crônica, calcificação cardiovascular e atrofia da pele.
Avaliando os efeitos dos fosfatos na dieta de ratos que não tinham o gene klotho – cuja deficiência está relacionada a níveis tóxicos de fosfatos no organismo dos roedores –, os pesquisadores observaram que aqueles alimentados com grandes quantidades de fosfatos morreram com até 15 semanas de vida, enquanto os ratos com dieta com menores níveis do nutriente viveram por 20 semanas, em média.
“Os humanos precisam de uma alimentação mais saudável, e manter o equilíbrio dos fosfatos na dieta pode ser importante para uma vida com mais qualidade e para a longevidade”, disse o pesquisador Shawkat Razzaque. “Evite a toxidade do fosfato, evitando ingerir muito refrigerante e alimentos processados”, recomenda o especialista.
*Com informações do SisSaúde.