Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

OfiCINE se despede nestas férias

(São Paulo, brpress) - O tema Música, Maestro! norteia a seleção de dezembro da programação do Museu da Imagem e do Som, que promove sessões de cinema voltadas ao público infanto-juvenil seguidas de oficinas artísticas. Confira programação.

(São Paulo, brpress) – O tema Música, Maestro! norteia a seleção de dezembro do OfiCINE, programação do Museu da Imagem e do Som (MIS), que promove sessões de cinema voltadas ao público infanto-juvenil seguidas de oficinas artísticas. O OfiCINE é gratuito e acontece todos os domingos, às 15h.

Em sua última edição (em 2010, o MIS irá desenvolver novo programa infanto-juvenil, ainda a ser definido), o OfiCINE apresenta quatro filmes em que a música dá o tom. São comédias musicais com histórias que giram em torno de compositores, instrumentistas, cantores e dançarinos, embaladas pelos mais diversos ritmos e sons.

  Musicalização

Após as exibições, o Núcleo Educativo do MIS e o cineasta Edwin Perez ministram oficinas que propõem exercícios práticos a partir de elementos dos filmes. Eles filmes buscam despertar a sensibilização musical das crianças, que também vão se envolver com as dificuldades e as aventuras da vida de artistas bem incomuns – como uma banda de música “caipira” formada só por ursos e três esquilos cantores muito talentosos, que acabam dando uma ajuda para um compositor em crise.

Sem contar um famoso grilo bem brasileiro que resolve lançar o seu primeiro disco e até de uma banda de minhocas, que estrelam uma animação vinda da Dinamarca. Diversão e música para todos os gostos, numa seleção de histórias para ver, ouvir, dançar e cantar.

Banda de Minhocas

  Neste domingo (06/12), a programação começa com Barry e a Banda das Minhocas, animação que usa a tecnologia digital e que nos dá acesso a uma das raras produções infanto-juvenis dinamarquesas. No filme, vemos as aventuras de Barry, uma minhoca que revoluciona a sua vida ao criar uma banda musical, mas se vê em apuros quando é capturada para servir de isca de pesca.

Após o filme, acontece a Oficina de Foto-Animação que, a partir de fotos pré-selecionadas, oferece ao participante a possibilidade de alterar o processo narrativo proposto, com a inclusão de sons e músicas.

  O Grilo Feliz

No domingo seguinte, dia 13, o OfiCINE apresenta o filme O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, recente animação brasileira realizada com tecnologia digital que traz o famoso personagem Grilo Feliz, criado nos anos 1980  pelo publicitário Walbercy Ribas, que também assina a direção.

O filme dá continuidade ao longa-metragem homônimo, apresentado na grande tela em 2001. Agora, o pequeno grilo azul decide gravar um CD com suas canções. Em seguida, pais e filhos poderão participar da Oficina de Dublagem, que oferece às crianças a oportunidade de usarem suas vozes em pequenas peças audiovisuais previamente selecionadas.

  Alvin e os Esquilos

O filme do dia 20 é Alvin e os Esquilos, que traz como protagonistas o trio conhecido como Os Pestinhas (The Chipmunks), personagens criados pelo músico, compositor e produtor musical Ross Bagdasarian em 1958.

Às vésperas do Natal, podemos assistir à historia de Alvin, Simon e Theodore, três esquilos que vêem sua casa ser derrubada por uma empresa de árvores de Natal. A aventura começa quando eles se descobrem dentro de uma prestigiosa gravadora no centro de Los Angeles.

Na sequência, é oferecida Oficina de Trilha Sonora, que apresenta a música como elemento transformador de uma cena, proporcionando ao participante a percepção de diversas sensações a partir de uma mesma imagem apresentada.

Ursos Caipiras

No dia 27, último domingo do ano, o OfiCINE traz Beary e os Ursos Caipiras, filme de 2002 que conta com a participação de músicos como Elton John e Willie Nelson. Acompanhamos a história de Beary, um pequeno urso de 10 anos, que deixa a casa da família que o adotou e encontra, no Tennesee, os Ursos Caipiras, antiga banda que ele ajuda a reunir.

Na Oficina de Direção, pretende-se mostrar aos participantes a importância desta função, fundamental em  qualquer produto audiovisual.

Auditório MIS (177 lugares). Ingresso gratuito (retirar a partir de 1h antes da exibição).

Classificação etária: livre.

  Oficinas de criação audiovisual | início após os filmes | duração 1h30 | 30 vagas.

Núcleo Educativo do MIS | Ingresso gratuito (inscrição na recepção quando da retirada de ingresso).

Classificação etária: indicada para crianças e pré-adolescentes de 7 a 12 anos.   Acesso e elevador para cadeirantes.

Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158; (11) 2117 4777; www.mis-sp.org.br