
Emissões de poluentes caem
(brpress) – Levantamento feito por diversas instituições ambientais aponta que automóveis do país estão poluindo menos que há duas décadas, mas aumento de motos preocupa.
(brpress) – O 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores lançado nesta quinta-feira (25/03) no Rio de Janeiro, aponta que apesar do crescimento da frota brasileira de veículos – carros, motocicletas, caminhões – as emissões de gases poluentes têm sido menores durante nas últimas duas décadas.
O nível de monóxido de carbono saiu de 5,5 milhões de toneladas nos anos 80 para dois milhões em 2008. A diminuição envolve a renovação da frota, combustíveis limpos e o Programa de Controle da Poluição por Veículos (Proconve) – implementado em 1986, para reduzir a emissão de poluentes dos veículos. Na época, automóveis podiam eliminar até 58 gramas de poluente por quilômetro – atualmente, o nível permitido é 0,5 gramas.
Combustíveis
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, nos próximos meses deve ser anunciado um aumento na mistura de biodiesel com o diesel, dos atuais 5% para até 15%. O Brasil possui 36 milhões de veículos – que representam 90% das emissões de gases poluentes e causadores do efeito estufa.
O inventário mostra que o transporte público polui 40 vezes menos que o individual e aponta com preocupação o número crescente de motocicletas, pois estes veículos poluem três vezes mais que carros de passeio.