Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Vivienne Westwood à frente de protesto contra o fracking na London Fashion Week 2018. Foto: Anisa Tolipan/TwitterVivienne Westwood à frente de protesto contra o fracking na London Fashion Week 2018. Foto: Anisa Tolipan/Twitter

Fracking: polêmico método para explorar gás e petróleo

brpress) - Processo de perfuração da terra permite às empresas acessarem petróleo e gás difíceis de alcançar, reduzindo o preço para exploração. Ambientalistas são contra.

(brpress) – Fracking é nome em inglês para fraturamento hidráulico. Trata-se de um polêmico processo de perfuração da terra que permite às empresas acessarem petróleo e gás difíceis de alcançar, reduzindo o preço para exploração. Ambientalistas são contra o método. A estilista inglesa Vivienne Westwood está à frente de uma campanha contra o fracking e liderou protestos durante a London Fashion Week, em fevereiro deste ano.  

Estima-se que o fracking tenha oferecido segurança de gás para os EUA e o Canadá por cerca de 100 anos e tenha apresentado uma oportunidade para gerar eletricidade à metade das emissões de CO2 do carvão. No entanto, o método usa enormes quantidades de água, que deve ser transportada para o local onde é feito o procedimento, com um custo ambiental significativo.

 Forbes versus Rolling Stone 

Os ambientalistas dizem que os produtos químicos potencialmente carcinogênicos usados no fracking podem escapar e contaminar a água subterrânea. A revista Rolling Stone americana, na edição de março de 2018, deu uma reportagem denunciando os danos ambientais do fracking. A fonte da reportagem, estudos das ONGs Physicians for Socila Responsability e Concerned Health Professionals of New York, é contestada por artigo na revista Forbes, por “não tendo sido provados cientificamente”.

 Também há preocupações de que o processo de fracking possa causar pequenos tremores de terra. Além disso, os ambientalistas dizem que o fracking tira o foco das empresas de energia e dos governos na busca pelo investimento em fontes renováveis de energia. Em vez disso, a técnica ajudaria a incentivar a dependência contínua de combustíveis fósseis. A polêmica está longe de acaber e seguimos acompanhando. 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate