Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Venezuela x Colômbia

(Londres, brpress) - Chávez e Uribe são os dois presidentes que estão há mais tempo no poder no continente e os que mais têm se chocado; crise final dá “boas vindas” ao novo presidente colombiano. Por Isaac Bigio.

Isaac Bigio*/Especial para brpress

(Londres, brpress) – Estes dois países, que deveriam estar irmanados na celebração do bicentenário da independência, em 20 de julho de 1810, quando compartilhavam a mesma capital, Bogotá, agora estão em pé de guerra: a dois dias das comemorações, a Venezuela rompeu relações com a Colômbia.

Faltando pouco para que o presidente colombiano Uribe seja substituído por seu protegido Santos, produziu-se a pior crise que esta nação já teve com sua vizinha oriental. Uribe encerra seu mandato abrindo a primeira ruptura de relações com a Venezuela, mas a segunda em seus 8 anos de mandato.

Fator Farc

A anterior se deu com o Equador, imediatamente após o 1o. de março de 2008, quando as forças armadas colombianas ingressaram em território equatoriano para aniquilar todos os membros de um acampamento das Farc.

O que ocasionou as duas rupturas de relações durante a administração de Uribe foi a questão das guerrilhas colombianas e as denúncias por parte de Bogotá de que Quito e Caracas acobertavam destacamentos das Farc. No primeiro caso, a crise deu-se como resposta a uma incursão militar e, no segundo, como uma forma que Chávez encontrou para tentar negar tal possibilidade.

Na reta final de seu mandato, Uribe denunciou que a Venezuela abrigava aproximadamente 1.500 guerrilheiros colombianos em seu território e pediu uma comissão para constatar esse fato, in loco. Os EUA, que há quatro anos vêm afirmando que Caracas não colabora com a luta anti-Farc, o apoiaram.

Chávez respondeu pedindo que fossem inspecionadas as bases norte-americanas na Colômbia, e que isto não passava de uma “provocação”.

Terceira Via

Apesar do movimento de tropas nas fronteiras dos dois países, o mais provável, como no caso do desentendimento entre Bogotá e Quito, é que se encontre uma saída negociada. Santos, apesar de ser o arquiteto da política anti-subversiva do atual presidente, vem manifestando o desejo de afastar-se de Uribe em alguns sentidos.

Declara-se partidário da Terceira Via do trabalhismo inglês, que teve em Tony Blair a manifestação prática da teoria do sociólogo Anthony Giddens, e seu vice é um ex-sindicalista que proclamou como uma de suas prioridades melhorar as relações com Quito e Caracas.

Longevos atritos

Nas Américas, Chávez e Uribe são os dois presidentes que estão há mais tempo no poder e os que mais têm se chocado. A crise final a que ambos chegaram é a maneira pela qual os dois escolheram dar as “boas vindas” ao novo presidente colombiano.

Uribe quer obrigar seu-ex ministro de defesa a insistir com Caracas para que esta adote uma atitude mais dura com as Farc e o ELN. Chávez quer pressioná-lo para que, de agora em diante, se busque uma negociação onde o eixo seja tratar de ultrapassar a tensão e obter concessões.

(*) Analista de política internacional, Isaac Bigio lecionou na London School of Economics e assina coluna no jornal peruano Diario Correo. Fale com ele pelo e-mail [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo Blog do Leitor. Tradução: Angélica Resende/brpress.

Isaac Bigio

Isaac Bigio vive em Londres e é pós-graduado em História e Política Econômica, Ensino Político e Administração Pública na América Latina pela London School of Economics . Tradução de Angélica Campos/brpress.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate