Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Isabelle Caro em foto de campanha contra anorexia.Oliviero Toscani/DivulgaçãoIsabelle Caro em foto de campanha contra anorexia.Oliviero Toscani/Divulgação

Morte de modelo reaviva alerta

(brpress) - Médico adverte que doença também também acomete homens em busca do corpo perfeito.

(brpress) – A notícia tardia da morte da ex-modelo e atriz francesa Isabelle Caro, famosa após se deixar fotografar nua por Oliviero Toscani (fotógrafo das campanhas da Benetton) para uma campanha contra a anorexia, de que sofria, levanta novamente a polêmica em torno da doença.

Essencialmente, anorexia é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como “gordo”.

Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.

Meios pouco usuais

O paciente anoréxico costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.

Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém “normal” pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas, segundo estudos clínicos, cerca de 10% dos casos que requerem internação para tratamento correm sério risco de morte por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

Isabelle Caro sofria de anorexia desde os 13 anos e que a levou ao coma em 2006, quando pesava apenas 25 kg e media 1,65 metro. Ela morreu em 17 de novembro, mas somente nesta quarta-feira (29/12),  o site suíço 20 Minutes divulgou a notícia. A primeira informação de sua morte foi divulgada através de uma rede social na internet por um amigo da modelo, que tinha 28 anos.

Homens

O médico endocrinologista e metabologista   José O. Cervantes Loli adverte que a anorexia também acomete homens em busca do corpo perfeito. Para ele, Exercícios físicos em excesso e o uso das chamadas ”bombas” podem refletir transtornos psíquicos como a ‘anorexia reversa’.

“No mundo de hoje é preciso refletir sobre uma consciência corporal crítica para não satisfazermos apenas a mídia e a sociedade, fazendo com que os nossos desejos mais sutis, talvez desejos psicológicos distorcidos sobre nossas imagens, sejam deslocados para o nosso corpo”, diz.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate