
Frank Gehry eletrifica Londres
(Londres, brpress) - Renomado arquiteto assina seu primeiro prédio em Londres, transformando a icônica Battersea Power Station num empreendimento de £8 milhões. Conversamos com ele na exposição de suas luminárias-esculturas. Por Juliana Resende.
(Londres, brpress) – O renomado arquiteto americano Frank Gehry assina seu primeiro prédio em Londres, transformando a icônica Battersea Power Station num empreendimento comercial e residencial de £8 milhões, juntamente com o também renomado arquiteto inglês Sir Norman Foster. “Será absolutamente extraordinário”, definiu Rob Tincknell, executivo-chefe da estação elétrica no sul de Londres, em seu lançamento global, no final de 2014.
Flor do Tâmisa
A imponente edificação à beira do rio Tâmisa terá sua estrutura mantida e incorporada a um empreendimento de 3,500 apartamentos e escritórios. Gehry será responsável por cinco torres e pelo prédio central, chamado de Flor – o que já indica que o projeto será caracteristicamente curvilíneo, assim como o Guggenheim de Bilbao, obra-prima do arquiteto, que também está à frente da filial do Guggenheim na ilha de Saadiyatd, em Abu Dhabi.
Conversa com Gehry
A brpress conversou com Franck Gehry, na abertura da exposição de luminárias-esculturas da série Fish Lamps, assinadas por ele, na Gagosian Gallery, em Londres, no final de 2013. Veja as peças deslumbrantes aqui.
Na ocasião, ele comentou sobre o quanto está fascinado com a nova roupagem da Battersea Power Station e falou um pouco sobre sua revolucionária obra, que começou a tomar forma na Califórnia, nos anos 60, quando Gehry foi muito influenciado pela cena artística local. O arquiteto continua flertando com a arte – e com o pop. Recentemente, desenhou um chapéu para Lady Gaga e já apareceu em um episódio de Os Simpsons.
De Londres a Paris
De outubro de 2014 a janeiro de 2015, o Centre Pompidou apresentou a maior exposição europeia sobre o trabalho de Gehry, com 220 desenhos, 80 maquetes e documentos, abrangendo dos anos 60 até hoje. A megaexposição aproveitou a presença de Gehry em Paris, onde ele voltou a marcar presença com dois novos projetos, – a Fundação Louis Vuitton, finalizado no final de outubro de 2014, e a Fundação Luma, em andamento –, depois de projetar o American Centre parisiense.
No final de 2014, aconteceu o lançamento dos apartamentos residenciais da Battersea Power Station assinados por Gehry em NY, onde o empreendimento ‘boutique” da Gehry Partners e Foster + Partners, ofereceu um pocket show de Sting, que já adquiriu seu apto.
(Juliana Resende/brpress)