Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Frank Gehry com uma de suas luminárias-esculturas da série Fish Lamps. Foto: Gagosian Gallery/DivulgaçãoFrank Gehry com uma de suas luminárias-esculturas da série Fish Lamps. Foto: Gagosian Gallery/Divulgação

Frank Gehry eletrifica Londres

(Londres, brpress) - Renomado arquiteto assina seu primeiro prédio em Londres, transformando a icônica Battersea Power Station num empreendimento de £8 milhões. Conversamos com ele na exposição de suas luminárias-esculturas. Por Juliana Resende.

(Londres, brpress) – O renomado arquiteto americano Frank Gehry assina seu primeiro prédio em Londres, transformando a icônica Battersea Power Station num empreendimento comercial e residencial de £8 milhões, juntamente com o também renomado arquiteto inglês Sir Norman Foster. “Será absolutamente extraordinário”, definiu Rob Tincknell, executivo-chefe da estação elétrica no sul de Londres, em seu lançamento global, no final de 2014.

Flor do Tâmisa

    A imponente edificação à beira do rio Tâmisa terá sua estrutura mantida e incorporada a um empreendimento de 3,500 apartamentos e escritórios. Gehry será responsável por cinco torres e pelo prédio central, chamado de Flor – o que já indica que o projeto será caracteristicamente curvilíneo, assim como o Guggenheim de Bilbao, obra-prima do arquiteto, que também está à frente da filial do Guggenheim na ilha de Saadiyatd, em Abu Dhabi.

Conversa com Gehry

    A brpress conversou com Franck Gehry, na abertura da exposição de luminárias-esculturas da série Fish Lamps, assinadas por ele, na Gagosian Gallery, em Londres, no final de 2013.  Veja as peças deslumbrantes aqui.

    Na ocasião, ele comentou sobre o quanto está fascinado com a nova roupagem da Battersea Power Station e falou um pouco sobre sua revolucionária obra, que começou a tomar forma na Califórnia, nos anos 60, quando Gehry foi muito influenciado pela cena artística local. O arquiteto continua flertando com a arte – e com o pop. Recentemente, desenhou um chapéu para Lady Gaga e já apareceu em um episódio de Os Simpsons.

De Londres a Paris   

    De outubro de 2014 a janeiro de 2015, o Centre Pompidou apresentou a maior exposição europeia sobre o trabalho de Gehry, com 220 desenhos, 80 maquetes e documentos, abrangendo dos anos 60 até hoje. A megaexposição aproveitou a presença de Gehry em Paris, onde ele voltou a marcar presença com dois novos projetos, –  a Fundação Louis Vuitton, finalizado no final de outubro de 2014, e a Fundação Luma, em andamento –, depois de projetar o American Centre parisiense.

    No final de 2014, aconteceu o lançamento dos apartamentos residenciais da Battersea Power Station assinados por Gehry em NY, onde o empreendimento ’boutique” da Gehry Partners e Foster + Partners, ofereceu um pocket show de Sting, que já adquiriu seu apto.

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate