Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Arquitetura de Frida Escobedo traz a tradição dos pátios mexicanos para o parque Kensigton Gardens, em Londres: Foto: Divulgação

Frida Escobedo cria Serpentine Pavilion 2018

(Londres, brpress) - Arquiteta mexicana celebrada por projetos dinâmicos que reativam o espaço urbano foi selecionada para projetar o aguardado projeto anual da Serpentina Galleries.
Arquiteta mexicana, celebrada por projetos dinâmicos que reativam o espaço urbano, foi selecionada para projeto anual da Serpentine Galleries.

(Londres, brpress) – A arquiteta mexicana Frida Escobedo, celebrada por projetos dinâmicos que reativam o espaço urbano, foi selecionada para projetar o Serpentine Pavilion 2018 – projeto anual da Serpentine Galleries que convida arquitetos de todo o mundo para projetar um espaço para a programação de verão dentro do parque Kensington Gardens, em Londres. Seu projeto, fica no parque de 15/06 a 07/10, une a interação sutil de luz, água e geometria, com um design atmosférico baseado nos pátios que tanto aparecem na arquitetura doméstica do México. 

O Pavilhão de Escobedo terá a forma de um pátio fechado, composto por dois volumes retangulares posicionados em um ângulo. Enquanto as paredes externas estarão alinhadas com a fachada leste da Serpentine Gallery, o eixo do pátio interno se alinhará diretamente ao norte. Os pátios internos são uma característica comum da arquitetura doméstica mexicana, enquanto o eixo articulado do Pavilhão se refere ao Meridiano de  Greenwich, que foi estabelecido em 1851 e se tornou o marcador padrão global de tempo e distância geográfica.

Detalhes do projeto

Materiais britânicos serão usados na construção do Pavilhão, escolhidos por suas cores escuras e superfícies texturizadas. Uma celosia – parede aberta muito tradicional na arquitetura mexicana – será composta de uma rede de telhas de cimento que difundem a vista para o parque, transformando-a em um vibrante borrão de verdes e azuis para quem vê de dentro da estrutura. 

Dois elementos refletores enfatizarão o movimento de luz e sombra dentro do Pavilhão ao longo do dia. A parte inferior curva do tetop será revestida com painéis espelhados, e uma piscina triangular projetada no piso do Pavilhão traçará seu limite diretamente abaixo da borda do telhado, ao longo do eixo norte do Meridiano. À medida que o sol se move pelo céu, refletido e refratado por essas características, os visitantes podem sentir uma maior consciência do tempo, durante os meses de verão europeu.

Versatilidade

O trabalho premiado da Escobedo em reativação urbana varia de residências e centros comunitários a hotéis e galerias. Em 2006, ela fundou seu escritório na Cidade do México, com projetos nacionais significativos, incluindo a Librería del Fondo Octavio Paz e uma extensão da galeria La Tallera Siqueiros, em Cuernavaca. 

Seus projetos foram apresentados na Bienal de Arquitetura de Veneza (2012 e 2014), na Trienal de Arquitetura de Lisboa (2013) e em São Francisco, Londres e Nova York. Projetos recentes incluem a Graduate School of Business e outros projetos de habitação social da Universidade de Stanford. em Guerrero e Saltillo, México. 

Escobedo é a 18o. nome mais jovem da arquitetura a ser convidada para criar o Serpentina Pavios – uma iniciativa que começou com Zaha Hadid e se tornou um aguardado evento entre profissionais da área e amantes de ousadas formas arquitetônicas. Nomes quentes da atualidade, como o japonês Sou Fujimoto, o espanhol Selgas Cano e o dinamarquês Bjarke Ingels já foram comissionados pelo projeto, encabeçado pelo diretor artístico da Serpentina Galleries, Hans Ulrich Obrist, e a CEO Yana Peel. 

#serpentinegalleries

Foto: Frida Escobedo traz a tradição dos pátios mexicanos para o parque Kensigton Gardens, em Londres. Divulgação

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate