
No museu com Zaha Hadid
(Londres, brpress) - Galeria de Matemática do Science Museum é primeiro projeto assinado pela arquiteta no Reino Unido, desde sua morte.
(Londres, brpress) – Um dos mais esperados – e peculiares – projetos da arquiteta iraquiana Zaha Hadid abriu para o público em 08/12: a galeria de Matemática do Science Museum, em Londres.
Trata-se do primeiro projeto assinado pela arquiteta no Reino Unido, desde sua morte inesperada, em março deste ano – e o único permanente num museu.
Formada em matemática
O curioso é que Hadid se formou em Matemática antes de virar arquiteta. A galeria, chamada The Winton Gallery (por causa de seu principal mantenedor, David Harding, fundador e CEO da firma de investimentos Winton) ficou ultramoderna, com formas espirais inspiradas na representação gráfica das equações matemáticas que representa a trajetória de voo.
A atração, além da beleza das formas na cor lilás, é um avião – Handley Page ‘Gugnunc’, construído em 1929 para uma competição de aviação segura – pendurado no teto. O Science Museum tem várias relíquias, como pesos e medidas antigos usados em 71 cidades do mundo, e visitação gratuita. Aberto diariamente, das 10h às 18h.
Assista ao vídeo da The Winton Gallery, projeto de Zaha Hadid no Science Museum: