
RIBA 2019 anuncia premiados
(Londres, brpress) - Anúncio dos vencedores da prestigiosa premiação do Royal Institute of British Architects coincide com Dia Mundial da Arquitetura, 1o. de julho.
(Londres, brpress) – O Dia Mundial da Arquitetura – comemorado em 1o. de julho no Brasil – não é mais tão mundial assim. Apesar de ter sido instituído em 1995, para lembrar a fundação da União Internacional de Arquitetos (UIA) , foi transferido para a primeira segunda-feira de outubro. No Reino Unido, a data original para celebrar a arquitetura coincide com o anúncio dos ganhadores do RIBA Awards, prestigiosa premiação arquitetônica.
O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA, sigla para Royal Institute of British Architects) nomeou os 54 vencedores de seus prêmios nacionais em 2019. A lista incluiu o projeto do museu Victoria and Albert Dundee, na Escócia, de Kengo Kuma & Associados com o Studio PiM Architects e James F Stephen Architects.
Destinos culturais
O edifício V&A Dundee (“filial” do famoso V&A de Londres) faz jus à definição de arquitetura por Arthur Schopenhauer: “Arquitetura é música congelada”. Aliás, dezesseis dos projetos vencedores deste ano foram edifícios de instituições ligadas à cultura.
A escolha, segundo o RIBA, “é uma clara demonstração da atual ambição de criar destinos culturais de alta qualidade”. Além do V&A Dundee, ganharam o prêmio RIBA o Weston, projeto de Feilden Fowles no Parque de Esculturas de Yorkshire, e a criação da galeria de arte Kettle’s Yard, como extensão de uma casa em Cambridge.
Leia mais sobre arquitetura no Reino Unido, em reportagem da brpress para o site casa.com.br sobre Festival de Arquitetura de Londres.