
Serpentine by Francis Kéré
(Londres, brpress) - Um dos projetos arquitetônicos mais famosos do mundo, Serpentine Pavilion celebra talento da África.
(Londres, brpress) – Um dos projetos arquitetônicos mais famosos do mundo, o Serpentine Pavilion celebra, este ano, um talento africano: o arquiteto Francis Kéré.
O projeto, comissionado pela Serpentine Gallery e que é um dos mais inovadores do mundo em arquitetura, já tendo tido como convidados Ai Weiwei, Oscar Niemeyer, Zaha Hadid, Frank Gehry, entre outros, escolheu o arquiteto de Burquina Fasso baseado em Berlim.
Frondosa
A “casa” de Kéré criada para o Serpentine Pavilion é toda em madeira e estruturas metálicas leves. Pretende conectar as pessoas à natureza e entre si. Tem um design étnico e lembra um cocar indígena.
O arquiteto se inspirou em uma árvore que serve de ponto de encontro em Gando, capital de Burquina Fasso. Presente na inauguração do Pavilion, que fica aberto até 8 de outubro de 2017, ele falou sobre a importância de valorizar a natureza e do aspecto social da arquitetura.
Radical Kitchen
“Na minha terra, as pessoas se reúnem embaixo das árvores para conversar. O mesmo vai acontecer na Serpentine”, diz o arquiteto. Durante o verão inglês, o pavilhão vai abrigar eventos comunitário-culinários intitulados Radical Kitchen.
Todas as quartas-feiras do mês de julho e agosto, às 13h, grupos como Mazi Mas, People’s Fridge e Women for Refugee Women vão cozinhar receitas típicas e compartilhar refeições e histórias de vida – exatamente como acontece embaixo da árvore de Kéré.
Respiro
O arquiteto africano é uma escolha radical da Serpentine celebrando a diversidade de Londres e a arquitetura vinda da África. Seu trabalho traz respiro e frescor ao coração da capital britânica – e a um de seus pulmões, o parque Kensington Gardens, onde fica a Serpentine e o pavilhão arquitetônico –, num momento em que a cidade enfrenta sucessivos acontecimentos perturbadores.
Kéré ganhou diversos prêmios importantes como o Green Planet Architecture Award (2013) e Schelling Architecture Foundation Award (2014), tendo seu trabalho sido tema de duas exposições individuais: Radically Simple, no Architecture Museum, em Munique (2016), e Sensing Spaces, na Royal Academy of Architecture, em Londres (2014).
(Juliana Resende/brpress)
Leia mais sobre Francis Kéré e o Serpentine Pavilion na Harper’s Bazaar Brasil de agosto de 2017.
ENTREVISTA COMPLETA COM FRANCIS KÉRÉ DISPONÍVEL PARA LICENCIAMENTO EDITORIAL.
Veja mais fotos no Facebook e Instagram da brpress.
Assista a trecho da fala do arquiteto no lançamento do Serpentine Pavilion: