Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Eduardo Kobra em frente a uma de suas obras. Foto: eduardokobra.com/Eduardo Kobra em frente a uma de suas obras. Foto: eduardokobra.com/

Eduardo Kobra diz que não vai falar de Dória na Campus Party

São Paulo, brpress) - Grafiteiro paulistano torna-se uma das principais atrações do evento, após polêmica da prefeitura de SP com grafites e pichações; Kobra assina mural de Bod Dylan, em Minneapolis.

(São Paulo, brpress) – O grafiteiro paulistano Eduardo Kobra ganhou status de uma das principais atrações da Campus Party 2017, onde faz palestra nesta sexta (03/02), às 20h. Não que ele não mereça, já que sua arte urbana é extremamente autoral e original. Mas foi depois que o novo prefeito de São Paulo, João Dória Jr. (PSDB), resolveu apagar grafites e pichações na cidade, criando enorme polêmica, é que Kobra se viu no olho do furacão. Solicitado pelos jornalistas cobrindo a CP, ele já avisou que não vai comentar sobre a ação de Dória. 

Kobra, cujo trabalho vem sendo elogiado pelo próprio Dória, teve seu maior mural na cidade – retratando a São Paulo antiga na avenida 23 de Maio – completamente apagado no último sábado (28/02). O muro ganhou a mesma cor cinza dos demais grafites apagados pela Prefeitura de São Paulo na ação Cidade Linda – depois que foi pichado com o rosto de Dória apagando o grafite, em protesto contra o prefeito.

Obra de arte

Os murais de Kobra são considerados obras de arte urbana, em cidades como Tóquio e Dubai, entre outras. São grafites autorizados – como os de São Paulo – por autoridades e/ou proprietários, diferentemente das pichações. Em maio de 2016, Kobra iniciou uma nova obra no Taiti, na Polonésia Francesa. “Para criar o desenho, procurei inspirar-me na monumental obra de Paul Gauguin, que foi tão influenciado pelas cores, sabores, aromas e, claro, pela gente do Taiti”, disse o artista, sobre a obra de15 metros de altura por 8 de largura, retratando duas taitianas nativas.

Em agosto do ano passado, começou outro em homenagem a Bob Dylan, na cidade natal do Prêmio Nobel de Literatura 2016, Minneapolis (EUA). 

Do ‘pixo’ ao graffiti

Kobra nasceu no bairro do Campo Limpo, periferia de São Paulo, e o design sempre foi uma constante em sua vida. Aos 12 anos, já envolvido com meninos mais velhos e ligado à cultura hip hop e “pixação”– assim, com x, definindo uma subcultura de rebeldia e marcação de presença e identidade disseminada entre adolescentes de metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Kobra também fez “pixo” clandestinamente muros do centro da cidade no final de 1980. 

O contato com o graffiti veio cinco anos depois. Inquieto, ele procurou melhorar suas ilustrações e começou a ter contato com a arte de paredes através de livros, além de conhecer artistas como Diego Rivera e Candido Portinari – duas de suas grandes inspirações. Seguindo os desenvolvimentos da arte urbana em São Paulo no início de 1990, ele criou o Estúdio Kobra, convergindo para uma pintura mural original e aproveitando as suas características como artista experimentador, e habilidoso pintor realista. 

Muros da Memória

Assim, ele desenvolve o projeto Muros da Memória, que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade. Este projeto é a síntese do seu modo peculiar de criar, através do qual ele pinta, mas também adere, interfere e sobrepõe cenas e personagens das primeiras décadas do século 20. É uma amálgama de nostalgia e modernidade, instando por meio de pinturas cenográficas, algumas vezes monumentais, das quais ele cria portais para saudosos momentos da cidade. 

Era o caso do  maior destes murais, medindo 1.000 m2, realizado em 2009, na Avenida 23 de Maio, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Paralelamente ao seu trabalho com o estúdio, Kobra desenvolve sua produção pessoal, com exposições no Brasil e exterior. Além disso, ele está sempre pesquisando diferentes materiais e novas técnicas, tais como a pintura 3D, ou anamórfico, em pavimentos. 

O Beijo, Niemayer e Nobel

A convite do município de São Paulo, ele fez a primeira pintura em pavimento 3D do Brasil, na Praça Patriarca, centro da cidade. Kobra também pintou vários murais em Londres, Atenas, Lyon, Los Angeles e Nova York, onde ele pintou o mural O Beijo, uma poderosa reinterpretação da foto mais famosa de Alfred Eisenstaedt, tirada na Times Square no dia 14 de agosto de 1945 –  dia em que os americanos saíram às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial. 

No início de 2013, Kobra pintou um enorme mural em homenagem ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que cobre toda a lateral de um edifício de 18 andares na Avenida Paulista, em São Paulo. A obra tem atraído a atenção mundial e reverberou através de vários meios de comunicação e mídia especializada em arte de diferentes lugares ao redor do mundo. Recentemente, o artista tem viajado por todo o mundo espalhando seu estilo e a lista de cidades com obras de arte de Kobra vem aumentando rapidamente, compreendendo cidades como Moscou, Los Angeles e  Miami, onde ele pintou seu mais recente trabalho para a feira de arte Miami Art Basel. 

Kobra foi também à Suécia, onde pintou o mural Alfred Nobel, na cidade de Boras . Depois de terminar seu trabalho, viajou para a Polônia, a convite do Forms Urban Gallery, que já havia convidado artistas de destaque como Inti, do Chile; Roa, da Bélgica e os irmãos brasileiros OsGêmeos – críticos atuantes da ação de João Dória. 

Kobra mantém seu estúdio na Vila Madalena, São Paulo, e seu desenvolvimento como artista bem como o reconhecimento de seu nome como um dos grandes nomes da street art contemporânea vem crescendo cada vez mais. Ele recentemente negou que tenha a intenção de colaborar com um “museu de arte de rua a céu aberto” proposto pela prefeitura de São Paulo, após a reação negativa de parte da população e dos artistas paulistanos com o programa Cidade Linda. 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate