Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Gift Horse: ironia sobre o poder do capital na históriaGift Horse: ironia sobre o poder do capital na história

Fourth Plinth: no olho da rua

(Londres, brpress) - Maior projeto de arte pública da Grã-Bretanha e único no mundo do gênero abre 10a. edição, com sátira da galopante economia londrina.

(Londres, brpress) – “Four lions and water”. É assim que os londrinos constumam indicar como os turistas encontram a Trafalgar Square – ponto nevrálgico no centro histórico, de onde partem as principais artérias de Londres. Mas desde a criacão do Fourth Plinth, o maior projeto de arte pública da Grã-Bretanha, a praça deixou de ser simplesmente um cartão postal da cidade com um chafariz, quatro leões e muitos pombos.

Único no mundo do gênero, o Fourth Plinth abriu sua 10a. edição, com o artista da vez: o alemão radicado nos EUA Hans Haacke. Ele assina a fantasmagórica escultura de esqueleto de um cavalo sem rédeas (uma analogia à escultura equestre do monarca William IV, originalmente planejada para o nobre pedestal). Atada à sua pata direita reluz uma cinta eletrônica, mostrando ações da London Stock Exchange, a Bolsa de Valores londrina. A figura do cavalo é inspirada na gravura The Anatomy of the Horse (1766), de George Stubbs, o famoso pintor inglês, cujos trabalhos integram a coleção permanente da National Gallery, na Trafalgar Square.

Ironias

A obra, intitulada Gift Horse, é mais uma ironia de Haacke sobre o poder do capital na história, no mundo das artes e na vida de Londres – inclusive a cultural, da qual o prefeito Boris Johnson, presente na inauguração, tanto se orgulha e sabe, como nenhum outro político atualmente no mundo. capitalizar tão bem. Conversamos Johnson e com o controverso artista na ocasião. Haacke confessou: “Nunca imaginei que seria escolhido para um projeto de arte pública dessa magnitude, devido ao teor político do meu trabalho”.

Cada obra fica exposta durante 18 meses e o “Plinth” já foi incorporado ao vasto calendário artístico da cidade, dando sempre o que falar e refletir, oxigenando o espaço público, É considerado “o menor (em escala) maior (em cifras) prêmio da cena mundial de arte contemporânea”. O Fourth Plinth é financiado pela Prefeitura de Londres, em conjuto com a National Lottery, por meio do Arts Council England.

Hans Haacke foi um dos dois artistas escolhidos de seis propostas pré-selecionadas. Sua obra tem sido exposta em Documentas e diversas bienais internacionais, como a de Veneza, onde ele dividiu o Golden Lion Award com Nam June Paik pelo melhor pavilhão na 45a. edição (1993).

David Shrigley é o artista escolhido para o Fourth Plinth em 2016.

A ÍNTEGRA DESTE CONTEÚDO ESTÁ DISPONÍVEL PARA LICENCIAMENTO. Fale conosco: [email protected]

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate