Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Aparelho devolve qualidade de vida

(brpress) - Estudo da USP revela que mais de 50% dos pacientes voltaram a escutar

(brpress) – Estudo da Universidade de São Paulo (USP) com pessoas portadoras de perda auditiva unilateral – diminuição da audição em apenas um dos ouvidos – mostrou que o uso de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) pode ajudar a melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Mais de 50% dos pacientes acompanhados relataram que, após a adaptação, tiveram a alegria de viver aumentada. A pesquisa, intitulada Perda Auditiva Unilateral: Benefício e Satisfação com o Uso do AASI e publicada no Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, foi realizada com 15 voluntários e tinha o objetivo de saber o grau de satisfação dos usuários do AASI.

Em relação à participação em atividades cotidianas, 80% apontaram que após a adaptação unilateral de seus dispositivos, as dificuldades auditivas não afetaram suas atividades diárias. O questionário aplicado pelo grupo da USP perguntou ainda sobre a qualidade de vida dos usuários do aparelho de amplificação sonora.

Ganho auditivo

Embora os resultados mostrem que a satisfação desses usuários não esteja totalmente correlacionada ao ganho auditivo, de acordo com os pesquisadores, o aparelho permitiu o resgate da percepção dos sons da fala, além dos sons ambientais, promovendo a melhora da habilidade de comunicação dos portadores dessa deficiência.

Os pesquisadores da USP explicam que a perda da audição em um dos lados também pode ocasionar problemas. “Em presença de ruído ambiental, por exemplo, indivíduos com perda unilateral encontram mais dificuldade que os ouvintes normais para compreender a fala. Além disso, a localização espacial das fontes sonoras fica comprometida”, afirmam os cientistas.

Dentre as principais causas que levam à perda auditiva unilateral estão a caxumba, a ototoxidade, a meningite, a catapora e o traumatismo cranioencefálico. Fatores como idade, grau e tipo de perda auditiva podem contribuir para o uso bem sucedido do AASI.

(*) Com informações da Agência Notisa.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate