Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Chegada do recém-nascido exige cuidados especiais

(brpress) - Enfermeira consultora em aleitamento materno pela Universidade da Califórnia alerta que segurança deve ser principal preocupação

(brpress) – O caso da bebê de menos de 15 dias, encontrada por um catador de lixo numa caçamba em Praia Grande (SP),  comoveu o Brasil. Além disso, desperta o extinto maternal de muita gente e expõe a fragilidade de um recém-nascido e os cuidados que demanda. Amamentar, dar banho, trocar fraldas… Dar amor e atenção.

A chegada do recém-nascido em casa é um dos momentos que mais aflige pais “marinheiros de primeira viagem”. Todos os bebês até 28 dias são considerados recém-nascidos e precisam receber cuidados especiais. O fator mais importante, que deve ser observado constantemente, é a segurança da criança.

De acordo com Eneida Bittar, enfermeira especialista em aleitamento materno pela Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, o que precisa ser criado é uma rotina em que a mãe possa se sentir confortável para fazer tudo da melhor forma possível. “A habilidade irá surgir naturalmente”, ressalta.

Amamentação

A amamentação é um dos processos de aprendizado entre mãe e bebê nos primeiros dias de vida. “Existem diferentes orientações e condutas referentes à amamentação e o mais importante é seguir a orientação do seu médico, pediatra ou profissional capacitado”, ensina.

“É recomendada a amamentação exclusiva por 6 meses e, após esse período, deve-se introduzir, paralelamente, novos alimentos”, explica. Caso seja necessário optar por outra forma de alimentar o bebê, a enfermeira aconselha a procurar conhecer as vantagens e desvantagens de cada opção.

Banho

Segundo Bittar, não existe uma técnica para a hora do banho. “O importante é a segurança e o prazer da mãe e do bebê. Escolha um horário em que possa dedicar alguns minutos a esta tarefa, sem preocupações ou pressa”, sugere.Mais uma vez, tenha em mãos todos itens necessários, como sabonete neutro, toalha, creme antiassaduras, fralda e roupas limpas.

“O local do banho deve ter a temperatura ambiente e sem correntes de ar. Lembre-se ainda de prender os cabelos e retirar pulseiras, relógios e anéis para evitar machucar a pele do bebê, que é muito delicada”, ensina.

Fraldas

A troca de fraldas deve ocorrer sempre que ela estiver molhada ou suja, para evitar o aparecimento de assaduras e garantir que o bebê fique confortável. Para que a troca de fraldas seja segura, é fundamental que o local esteja organizado com todos os materiais necessários e, se faltar algo, nunca deixar o bebê sozinho.

“Desde as primeiras trocas, crie o hábito de falar com o bebê sobre o que será feito com ele, passo a passo, isso o deixará mais tranquilo”, aconselha a enfermeira. “Como um recém-nascido troca entre 8 e 12 fraldas ao dia, com o tempo, os pais terão habilidade para cumprir todas as etapas facilmente”, completa Eneida.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate