Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Minas escolhe melhores cachaças

(Belo Horizonte, brpress) - Alambiques mineiros participam do 1º Concurso Cachaça de Minas, concorrendo ao título de melhor cachaça mineira, nesta quarta-feira (09/12), às 19h, Auditório 5, da Uni-BH

(Belo Horizonte, brpress) – Com produção de 260 milhões de litros por ano, Minas Gerais é responsável por 60% da cachaça de alambique produzida no país. Toda essa liderança e potencial econômico estão em evidência. Os alambiques mineiros, representados por 52 empresas e 66 marcas, participam do 1º Concurso Cachaça de Minas, concorrendo ao título de melhor cachaça mineira, anunciado nesta quarta-feira (09/12), às 19h, Auditório 5, da Uni-BH.

Serão premiadas com a medalha de mérito da qualidade as vencedoras nas categorias Nova/descansada, Armazenada/envelhecida e Premium. As cinco melhores cachaças de cada categoria poderão identificar suas garrafas com a medalha durante um ano, período de validade do concurso. A relação das empresas e marcas concorrentes podem ser conferidas no site http://www.dacaf.com.br

“Nosso objetivo é impulsionar a cadeia produtiva dessa cachaça de qualidade, elaborada a partir de conhecimentos técnico-científicos, e divulgar as características do produto aos apreciadores”, informa o presidente da Federação Nacional dos Produtores de Cachaça de Alambique (Fenaca), Murilo Albernaz.

Lei da Cachaça

Coordenado pela Universidade Federal São João Del Rey (MG), é o primeiro concurso realizado no Brasil tendo como parâmetro a Lei Geral das Bebidas Alcoólicas e a Lei da Cachaça de Minas. A Fundação Ezequiel Dias (instituto estadual de pesquisa em saúde) irá avaliar se as embalagens estão de acordo com exigências da legislação. Apenas cachaças registradas no Ministério da Agricultura poderão participar.

Degustação

A Comissão julgadora é formada pela Universidade Federal do Paraná, responsável pela avaliação de cheiro e sabor da bebida; pela Fundação do Centro Tecnológico de Minas Gerais, que irá analisar o aspecto físico-químico; pela Universidade do Estado de Minas Gerais, que escolherá o rótulo e garrafa mais bonitos. Por fim, as cachaças concorrentes serão degustadas por um grupo de apreciadores, que também terão direito a voto.

Minas Gerais, obviamente, é o maior produtor de cachaça do país. O estado tem nove mil alambiques, produzindo 260 milhões de litros da bebida, 500 marcas registradas – 280 delas atuantes no mercado. Minas exporta hoje menos de 1% de sua produção. A Fenaca reúne 14 associações estaduais, com quatro filiados. Tem como principais objetivos promover o aprimoramento constante da qualidade da cachaça e definir estratégias de comercialização nos mercados interno e externo.

Concursos semelhantes ao agora promovido em Belo Horizonte serão realizados pela Fenaca, a partir do próximo ano, em todos os estados brasileiros com destacada produção de cachaça de alambique. O 2º concurso acontecerá no Paraná.

Auditório 5, da Uni-BH – Av. Professor Mário Werneck, 1685

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate