Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

STF volta a julgar criminalização da homofobia

(brpress) - Homofobia e transfobia não estão na legislação penal brasileira, ao contrário de outros tipos de preconceito; na Irlanda do Norte, jornalista gay morta em ataque do Novo IRA vira símbolo de campanha pela legalização de casamento entre pessoas do mesmo sexo.

(brpress) – O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na quinta-feira (23/5), após uma suspensão de três meses, o julgamento que avalia se a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero deve ser considerada uma conduta criminosa. A homofobia e a transfobia não estão na legislação penal brasileira, ao contrário de outros tipos de preconceito, como por cor, raça, religião e procedência nacional.

Uma das principais reivindicações de militantes LGBT no país, ela chegou à Corte por meio de duas ações, movidas pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Intersexos (ABGLT) e o Partido Popular Socialista (PPS), em 2012 e 2013, respectivamente.

Elas argumentam que o artigo 5º da Constituição Federal de 1988 determina que qualquer “discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais” seja punida criminalmente. Ao não legislar sobre a homofobia e a transfobia, deputados e senadores estariam se omitindo inconstitucionalmente, por “pura e simples má vontade institucional”.

#CriminalizaSTF

As ações pedem também que o STF fixe um prazo para que seja criada a lei e que, caso ele não seja cumprido ou se um prazo seja considerado desnecessário pela Corte, ela própria regulamente temporariamente a questão até uma decisão do Congresso e criminalize esse preconceito.

Já em clima do Dia Internacional do Orgulho Gay, 28 de junho, o Twitter pede que homofobia seja criminalizada no Brasil, com a hashtag

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate