

Butantan faz 120 anos entregando mais 3,9 milhões de doses da CoronaVac
Aniversário coincide com avanços trazidos pela instituição para enfrentamento à pandemia de Covid-19 e exibição do documentário Butantan, 120, o Instituto da Vida, da TV Cultura
(São Paulo, brpress) – O Instituto Butantan completa 120 anos dia 23 de fevereiro de 2021. E o aniversário promete muita celebração por conta dos avanços trazidos pela instituição em relação ao enfrentamento à pandemia de Covid-19. A data coincide com a previsão da entrega de 3,9 milhões de doses da vacina CoronaVac e com a exibição do documentário Butantan, 120, o Instituto da Vida, na TV Cultura, nesta terça (23/02), às 22h45.
O prestígio e popularidade do Instituto Butantan cresceu com a produção da CoronaVac – a única produzida no Brasil, numa parceria inédita entre o Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech –, e as perspectivas para o futuro, mostrando como exemplo a nova fábrica de vacinas em construção.
Imunidade de rebanho
Há ainda o estudo inédito com o objetivo de avaliar o impacto da imunidade de rebanho, que está em curso em Serrana (SP), município paulista com 48 mil habitantes. Toda a população maior de 18 anos deverá ser vacinada com a CoronaVac, nos próximos dois meses.
O Instituto Butantan já entregou o que corresponde a 90% de todas as vacinas usadas na rede pública do Brasil, no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Por meio de um grande esforço de produção será possível antecipar de setembro para agosto a entrega do total de 100 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde.
Guerra e atraso
Isso se a guerra entre o governo federal e o governo do estado de SP permitirem. “É inacreditável que o Ministério da Saúde queira atribuir ao Butantan a responsabilidade pela sua incompetência, ineficiência e incapacidade, que está acarretando a falta de vacina nas cidades, nos estados e no país”, afirmou o governador de SP, João Doria, contestando veementemente o pronunciamento do Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco.
O Instituto Butantan ofereceu ao Ministério da Saúde 60 milhões de doses para serem entregues em 2020 em três ocasiões: 30 de julho, 18 de agosto e 7 de outubro. As três propostas enviadas no ano passado foram ignoradas pelo MS, que só assinou o primeiro contrato de fornecimento em janeiro de 2021.
Mas o desgaste diplomático causado pelo governo brasileiro em relação à China provocou atrasos no envio da matéria-prima necessária para a produção da vacina. Segundo o governo de SP, não houve qualquer empenho da União na liberação dos insumos junto ao governo Chinês. A autorização para envio da matéria-prima só ocorreu após intervenções feitas pelo governo paulista.
Fazendo história
Butantan, 120 conta a história da fundação do Instituto Butantan, em 1901, e apresenta as principais frentes de atuação do órgão, como a produção de soros e vacinas e a divulgação científica. E sobre o Instituto, um vídeo do canal Buenas Ideias explica com humor e riqueza de detalhes a história da instituição.
O documentário ainda foca em outros temas e depoimentos de Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan; Giuseppe Puorto, diretor cultural da instituição; Lilia Schwarcz, historiadora e antropóloga; e Marco Antonio Villa, historiador.
#brpressconteudo #butantan #covid19 #vacina #coronavac
Foto: Governador de SP, João Doria, e Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, anunciam eficácia da CoronaVac. Rodrigo Nunes/MS
Comentários: