Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Fantasia de Jesus Cristo da MangueiraFantasia de Jesus Cristo da Mangueira

Mangueira protesta contra violência nas favelas

(Rio de Janeiro, brpress) - Caso vivesse no morro, Jesus seria perseguido por quem prega a violência e a intolerância. No lugar de uma cruz, seria morto por um fuzil, diz samba-enredo.

(Rio de Janeiro, brpress) – Neste Carnaval 2020, não falta crítica social nos desfiles. E neste domingo (23/02), quando a Mangueira entrar na Sapucaí, a partir das 23h30, agremiação promete causas com o enredo A Verdade Vos Fará Livre, em que o carnavalesco Leandro Vieira imagina como seria se Jesus Cristo retornasse nos dias de hoje, vindo do morro da Mangueira.

No samba-enredo, um recado a Bolsonaro: ‘Não tem futuro sem partilha / Nem Messias de arma na mão’, diz a composição de Manu da Cuíca e Luiz Carlos Máximo,. A letra lembra a origem humilde de Jesus e protesta contra o extermínio de pessoas nas favelas do Rio. 

Fuzil invés de cruz

“Estão matando gente inocente nas favelas. É o recado que Jesus dá com o retorno dele. Ele fala da favela que é o povo dele. O povo oprimido. No final, se sobrevivesse às estatísticas destinadas aos pobres que nascem em comunidades, chegaria aos 33 anos para morrer da mesma forma”, diz o texto do carnavalesco.

Ou seja, se vivesse nos dias de hoje, Jesus Cristo seria perseguido por quem prega a violência e a intolerância. No lugar de uma cruz, seria morto por um fuzil. A letra traz uma mensagem de resiliência, afirmando que nos períodos mais sombrios é que a esperança de um mundo melhor se fortalece. Será?

Confira trechos do samba-enredo da Mangueira: 

Favela, pega a visão
Não tem futuro sem partilha
Nem Messias de arma na mão
Favela, pega a visão
Eu faço fé na minha gente
Que é semente do seu chão

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate