Casamentos lésbicos lideram alta de uniões homoafetivas no NE
E no Mês do Orgulho, a série Os Bucaneiros dá mais espaço para romance entre mulheres na segunda temporada.
(brpress) – Enquanto mulheres heterossexuais estão “tirando férias de homens, segundo a psicanalista Maria Homem, no nordeste do Brasil as uniões homoafetivas cresceram 33%, entre 2019 e 2023, impulsionadas sobretudo pelos casamentos lésbicos.
O Maranhão lidera esse movimento, com alta de 127% nss uniões entre mulheres. Ceará, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia também acompanharam essa alta de casamentos lésbicos.
Alagoas ocupa a última posição no ranking, com 3% de aumento nas uniões homoafetivas. Seis estados nordestinos registraram queda de 9,33% em casamentos entre homens e mulheres, segundo a Agência Tatu .
As bucaneiras
A visibilidade lésbica também está em séries em plataformas de streaming, Em junho, Mês do Orgulho, que celebra a luta pelos direitos civis, pelo respeito e pela igualdade da comunidade LGBTQ+, a série Os Bucaneiros (Apple TV+) estreou sua segunda temporada.
Entre as personagens se destacam a americana Mabel (Josie Totah) e a inglesa Honoria (Mia Threapleton), que intensificam uma relação amorosa, ocultada por conta dos padrões sociais da Inglaterra vitoriana
A GLAAD – Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação) festejou cenas românticas entre o casal lésbico de Os Bucaneiros.
No site Pride, ambas as atrizes falam sobre a química natural e a importância desse “[sapphic love story https://amzn.to/44ftwYM]” para representatividade em dramas de época.
Bridgerton
A série Bridgerton (Netflix), que também se passa na Inglaterra do século 19, abraçou primeiro um personagem LGBTQ+ e parece se orgulhar disso.
A Netflix confirmou que a quarta temporada de Bridgerton estreia em 2026, com foco em Benedict Bridgerton (vivido por Luke Thompson).
Benedict está se assumindo como bissexual/pansexual na terceira temporada, graças ao apoio da viúva Lady Tilley Arnold (interpretada por Hannah New).
Foram 45,1 milhões de visualizações na primeira semana de exibição da Parte 1 da terceira temporada (4 episódios) de Bridgerton, com cerca de 165,2 milhões de horas assistidas.
#brpressconteudo #casamentolesbico