
Antidepressivos elevam riscos
(brpress*) – Estudo da universidade canadense de British Columbia indica que uso de certos medicamentos pode aumentar em 15% riscos de desenvolver doença.
(brpress*) – Um estudo da Universidade de British Columbia, no Canadá, indica que a utilização de antidepressivos da classe de inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) pode elevar em 15% os riscos do aparecimento de catarata.
Segundo os pesquisadores, esses medicamentos podem ser responsáveis por cerca de 20 mil casos da doença anualmente nos Estados Unidos. Porém, o estudo ainda não comprova que os antidepressivos causam catarata – e mesmo que isto ocorra os riscos se mantêm pequenos.
Pesquisa
Foram avaliados mais de 18 mil pacientes com catarata e 187 mil pessoas saudáveis entre 1995 e 2004. Os que utilizavam antidepressivos continuamente apresentaram maior proporção de catarata. Os pesquisadores afirmam que os riscos de catarata variaram de acordo com o antidepressivo utilizado, ficando entre 23% e 39%. Porém, há um aumento de 15% no uso da classe ISRS.
A pesquisa não aponta os motivos da relação entre catarata e antidepressivos, mas explica que esse tipo de medicamento aumenta a quantidade de serotonina no cérebro e na lente dos olhos – que têm receptores da substância – causando opacidade.
(*) Com informações do site SIS Saúde.