Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Antidepressivos podem elevar em 15% os riscos do aparecimento de catarata. DivulgaçãoAntidepressivos podem elevar em 15% os riscos do aparecimento de catarata. Divulgação

Antidepressivos elevam riscos

(brpress*) – Estudo da universidade canadense de British Columbia indica que uso de certos medicamentos pode aumentar em 15% riscos de desenvolver doença.

(brpress*) – Um estudo da Universidade de British Columbia, no Canadá, indica que a utilização de antidepressivos da classe de inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) pode elevar em 15% os riscos do aparecimento de catarata.
Segundo os pesquisadores, esses medicamentos podem ser responsáveis por cerca de 20 mil casos da doença anualmente nos Estados Unidos. Porém, o estudo ainda não comprova que os antidepressivos causam catarata – e mesmo que isto ocorra os riscos se mantêm pequenos.

Pesquisa

Foram avaliados mais de 18 mil pacientes com catarata e 187 mil pessoas saudáveis entre 1995 e 2004. Os que utilizavam antidepressivos continuamente apresentaram maior proporção de catarata. Os pesquisadores afirmam que os riscos de catarata variaram de acordo com o antidepressivo utilizado, ficando entre 23% e 39%. Porém, há um aumento de 15% no uso da classe ISRS.

A pesquisa não aponta os motivos da relação entre catarata e antidepressivos, mas explica que esse tipo de medicamento aumenta a quantidade de serotonina no cérebro e na lente dos olhos – que têm receptores da substância – causando opacidade.

(*) Com informações do site SIS Saúde.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate