Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

RONCO – Dentes de leite nos olhos

(São Paulo, brpress) – Médicos da Universidade Federal de São Paulo vão utilizar material para recuperar córneas humanas danificadas.

(São Paulo, brpress) – Médicos do Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) vão começar a testar um tratamento para recuperar lesões na córnea humana, causadas por queimaduras ou doenças genéticas e imunológicas, por meio de células-troncos retiradas de dentes de leite.

A técnica, desenvolvida durante cinco anos pelo Instituto Butantã e testada com sucesso em coelhos que, em três meses de tratamento, tiveram recuperação total da córnea, foi aprovada para fase de testes em humanos em 2010.

A triagem dos pacientes começa em setembro, mas não há previsão para o início dos testes.

Doação

Os dentes de leite são doados por pacientes do hospital e as células encontradas no tecido mole, que têm características semelhantes às da córnea, colhidas. Para, depois, serem depositadas em uma placa de cultura onde se multiplicam em uma fina camada estrutural em formato de córnea. Então, essa película é transportada para o olho e coberta com uma lente de contato, que será removida assim que o implante estiver seguro.

O procedimento é considerado não invasivo, de baixo custo e risco para o paciente, pois as células-tronco do dente de leite dificilmente provocam rejeição.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate