Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Crianças estão sendo expostas cada vez mais cedo ao cigarro e a seus efeitos colaterais
zurigah.comCrianças estão sendo expostas cada vez mais cedo ao cigarro e a seus efeitos colaterais
zurigah.com

Crianças em risco

(brpress*) - Fumo pode prejudicar muito a vida de uma criança que, além de ser vítima do tabagismo passivo, está começando a fumar cada vez mais cedo.

(brpress*) – Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2009, 15,5% da população brasileira fuma, e as crianças e adolescentes têm começado cada vez mais cedo, segundo o exemplo que é visto dentro de casa. Mas como evitar que os nossos jovens comecem a praticar um hábito que faz tão mal? A resposta pode estar na educação.

    “As escolas devem proibir o fumo e tratar o assunto dentro das salas de aula de forma transversal, pois há interface com a questão econômica, com o meio ambiente, e têm impactos na saúde de quem fuma, de quem produz tabaco e de quem convive com fumantes”, explica Paula Johns, diretora-executiva da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).

Exemplo

   

Mas o primeiro exemplo precisa estar dentro de casa. É importante que o tema seja abordado e o assunto discutido com clareza e honestidade com as crianças e, no caso de pais fumantes, que eles reconheçam que o vício é um problema, ao invés de banalizar o ato.

   

É importante ressaltar que tanto o fumo quanto o tabagismo passivo podem piorar doenças respiratórias como a asma e a bronquite que, entre outras consequências, pode prejudicar o rendimento escolar. As crianças são as que mais sofrem com o fumo passivo, tendo frequentemente doenças como asma, otite média, rinite e outras alergias, que podem durar a vida inteira.

“Além das doenças, existem evidências que ligam índices maiores de morte súbita em crianças expostas ao tabagismo passivo. Por isso é importante que os pais evitem o cigarro dentro de casa não só com crianças pequenas, mas com todas as idades?, alerta Johns.

Natal

Em época de festas de fim de ano, é bom observar os hábitos quando se está ao redor dos pequenos. Evite fumar em ambientes fechados, onde sua família e amigos estarão reunidos, dando preferência a locais abertos e, de preferência, longe das crianças, para evitar que elas tenham contato com a fumaça e para não dar mau exemplo.

(*) Com Acontece Comunicação e Notícias.

Leia mais sobre fumo passivo aqui.