
Abaixo o sensacionalismo
(brpress) – Provocativo Errol Morris está de documentário novo e, desta vez, ataca tablóides, com filme intitulado Tabloid.
(brpress) – Um dos melhores documentaristas americanos da atualidade, Errol Morris está finalizando seu novo filme. Intitulado Tabloid, a obra é um ataque ao jornalismo sensacionalista e de celebridades, contando entre outras, a história da americana Joyce McKinney.
Em 1977, McKinney ocupou a primeira página de jornais britânicos e americanos. A americana foi acusada de sequestrar e violentar sexualmente um missionário mórmon em Londres.
O retorno de McKinney
O massacre midiático sofrido por McKinney teria influenciado negativamente a decisão da Justiça britânica, antes que a condenação fosse anulada por falta de provas. Morris aborda também o efeito irônico do caso: há alguns anos, McKinney ressurgiu nos veículos sensacionalistas por ter supostamente clonado seu cachorro na Coréia.
Desde os anos 80, Morris inova o gênero documentário com temas incomuns, técnicas originais de entrevista e uma mise en scène que bebe na fonte dos filmes de ficção. Em 2003, a 27ª Mostra exibiu Sob a Névoa da Guerra, vencedor do Oscar de documentário, um retrato do todo poderoso ex-secretário de Defesa dos EUA Robert McNamara.
Em 2008, na 32ª Mostra, foi a vez de Procedimento Operacional Padrão, sobre a história da célebre foto de prisioneiros iraquianos na prisão de Abu Ghraib, vencedor do Urso de Prata em Berlim.