Al Pacino abraça reinvenção
(brpress) - E o faz com maestria na pele dos personagens de dois filmes: Não Olhe Para Trás e O Último Ato. Por Juliana Resende.
(brpress) – “Nós refazemos as coisas”. Foi com essas quatro palavras que Al Pacino comentou sobre o remake de Scarface, clássico de 1983 que o alçou à fama na pele do gangster Tony Montana. É um comentário emblemático, que cai como uma luva ao novo personagem vivido pelo ator: o astro do rock decadente Danny Collins, nome original da comédia romäntica Não Olhe Para Trás (2015), que estreia no Brasil em 16/04.
Decadência e reinvenção, alías, têm sido temas recorrentes na filmografia recente de Al Pacino. Em O Último Ato (The Humbling, 2014), que estreou em algumas capitais brasileiras dia 02/04, ele é Simon Axler, um famoso ator de teatro que se torna depressivo e adquire tendências suicidas quando, de repente e inexplicavelmente, perde seu talento. Na tentativa de recuperá-lo, ele tenta namorar uma jovem lésbica. Dá errado.
Vivendo e aprendendo
Embora mais charmoso e à vontade como popstar, apesar de assumidamente desafinado, do que como ator sem palco e sem chão, Pacino entrega naturalmente muito de si a ambos os papéis por ser ele na vida real um bom conhecedor das “vicissitudes da fama”. Como um digno sobrevivente de Hollywood, o septuagenário ator diz que não se arrepende dos erros – “e sei que foram muitos, mas aprendi com eles”.
Menos pretencioso que O Último Ato (baseado no livro A Humilhação, de Philip Roth), Danny Collins (do diretor Dan Fogelmans, roteirista de Última Viagem a Vegas) contraria a maldição de que Pacino não seja homem para filmes água-com-açúcar. Afinal, mais de 30 anos se passaram desde Scarface e Pacino foi se distanciando dessa aura violenta, amaciando com a velhice, e vivendo personagens docemente decadentes.
“A Humilhação me pareceu fascinante, interessante e, de certa maneira, próximo da minha vida, algo pelo qual aparentemente estou passando, ou passarei”, declarou o ator. enredando-se no drama O Último Ato. Mas talvez seja forçar a barra pensar em Pacino pendurando a chuteira. Por isso, Não Olhe Para Trás pode parecer mais conveniente, divertido e com mais chances de cair nas graças dos fãs do ator. Além do mais, o flerte do cantor com a gerente do hotel (Annette Bening), ao contrário do que parece, dá certo.
(Juliana Resende/brpress)
Assista ao trailer de O Último Ato:
Assista ao trailer de Não Olhe Para Trás: