Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cena de The Forgiveness Of BloodCena de The Forgiveness Of Blood

Albânia despedaçada

(Berlim, brpress) - Drama sobre justiça pelas próprias mãos, na realidade pós-comunista do país, deu a The Forgiveness of Blood o Urso de Prata de Melhor Argumento. Por Rui Martins.

(Berlim, brpress) – Durante o regime comunista albanês, era proibido às famílias fazerem elas mesmas justiça em caso de crime. Porém, no período de transição, entre o fim do comunismo e instalação do novo regime liberal democrático, a prática da vingança ou do olho por olho voltou a vigorar. O tema – uma história do escritor albanês Isamel Kadaré, refugiado há muitos anos na França, onde ainda vive, e na qual o cineasta Walter Salles  se inspirou  para fazer o filme Abril Despedaçado – deu ao filme americano The Forgiveness of Blood o Urso de Prata de Melhor Argumento, no Festival de Cinema de Berlim.

    O longa de Joshua Marston baseia-se neste comportamento social derivado do chamado Cânon, pelo qual, no caso de homicídio, a família do morto pode se vingar contra a família do autor do crime, excluindo-se as mulheres. Para escapar da vingança, a família pode negociar o perdão, servindo-se de um mediador encarregado de negociar junto da família atingida.

Atraso

    No interior da Albânia, numa região onde ainda se vive no passado, The Forgiveness of Blood mostra como a família de um criminoso, por questões de passagem por um caminho em propriedade privada, é obrigada a viver enclausurada sob ameaças de morte, não podendo as crianças nem mais ir à escola.

    O destaque do drama é como uma jovem de 15 anos, desejosa de cursar a universidade, se vê obrigada a abandonar seu sonho  para assumir a manutenção da família, enquanto seu irmão precisa deixar a região para escapar da pena  de morte por vingança.

    Um belo filme,  justamente premiado.

(Rui Martins/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate