Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

O lutador de MMA Anderson Silva (dir.)O lutador de MMA Anderson Silva (dir.)

Anderson Silva: da água para o vinho

(brpress) - Preparação para confronto Silva x Sonnen vira filme e revela a evolução do MMA

(brpress) – A produção do documentário Como Água, que estreou em circuito nacional em 16/03, de carona na febre do MMA (artes marciais mistas) e do lucratrivo UFC (Ultimater Fight Championship) foi idealizada para registrar a primeira vez que Anderson Silva – o maior lutador brasileiro do gênero – mudou seus treinos e preparativos para os EUA.

    O objetivo era o confronto no torneio UFC contra o rival Chad Sonnen. Como sempre ocorre, ambos disparam na imprensa provocações que antecedem as lutas, e que normalmente servem para promover o evento e motivar fãs e torcedores. Mas as frases de Sonnen ultrapassaram a linha do respeito e o definiram como o mais falastrão no mundo do MMA.

Superação

    Nesse contexto, os dramas de Anderson Silva durante seus pesados treinamentos são revelados como uma jornada de superação – tanto dos desafios próprios da luta quanto de suas decisões pessoais em conduzir sua preparação.

    Em geral, os lutadores do MMA se limitam apenas a combinar três a quatro tipos de lutas, como o tradicional boxe, os chutes do muhay thai, a surpresa em derrubar da luta greco-romana e, para os mais dedicados, o chamado Brazilian Jiu Jistsu (BJJ).

    Com este cartel, o lutador está pronto para enfrentar quase todos – menos Anderson Silva. É que ele temperou este conjunto com sua habilidade em dissimular, além da flexibilidade para não ser golpeado, e, com isso, desgastar a confiança do adversário. Assim, com sua potência e precisão, com poucos golpes o adversário está vencido.

    Este comportamento heterodoxo de Anderson é apresentado no início do filme e é uma das melhores partes, porque mostra imagens de decepção do estilo de luta apresentado por Anderson naquela noite. Mesmo com a vitória, os organizadores, a platéia e seu empresário, todos foram unânimes em reprovar a luta apresentada.

    Apenas Anderson, solitário em sua conquista, argumenta contra todos que ele lutou e venceu. Então espera por outros desafios.

História

    A história leva ao grande embate contra Chad Sonnen, fato que se tornou o foco principal do documentário. Há também o momento em que Anderson muda sua base de treinamento, que estava no Rio de Janeiro, com os irmãos Nogueira. Estes que foram responsáveis por incentivar Anderson Silva para novas lutas, depois da extinção do Pride (famoso torneio japonês), momento em que ele pensou em desistir da carreira.

    O estilo de luta que Anderson Silva desenvolve no ringue de oito lados, o octógono, é tão surpreedente, inesperado, criativo e eficaz em busca da vitória, que hoje os que o criticaram no passado mudaram de idéia e passaram a admirá-lo.

Mais que violência

    Sua performance apontou caminhos para o futuro deste esporte, ainda muito condenado pela violência, mas que demonstra ao extremo a capacidade humana de superar desafios ao se desprovir de preconceitos e criar novos planos de ação não tradicionais.

    Porque no MMA a luta inclui corpo, mente, espírito e muita habilidade em fazer a leitura da estratégia do adversário e tomar a decisão certeira em instantes. São elementos e situações muito parecidos com as vividas por empresários e profissionais que trabalham pressionados por muitas variáveis ao mesmo tempo.

    Ao final do filme – e também da luta contra Sonnen – o espectador terá a perfeita clareza do significado da expressão Como Água, de autoria do célebre Bruce Lee, falecido em 1973, mas que até hoje inspira lutadores, cineastas e uma legião de fãs no mundo todo.

(Fábio Almeida/Especial para brpress)

Assista ao trailer de Como Água:

https://www.youtube.com/watch?v=DOi3ERjDf5M

Assista à entrevista com Anderson Silva, concedida na ocasião do lançamento do filme para a imprensa, em SP:

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate