Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Lian Neeson e Diane KrugerLian Neeson e Diane Kruger

Berlim ‘estrela’ Desconhecido

(brpress) - Thriller estrelando, na verdade, Liam Neeson foi inteiramente filmado na cidade alemã, que rouba a cena. Por Juliana Resende.

(brpress) – Desconhecido (Unknown, EUA, 2011), o novo longa-metragem de ação e suspense estrelado pelo o ator norte-irlandês Liam Neeson (A Lista de Schindler e Fúria de Titãs), que estreia no Brasil nesta sexta (25/02), foi totalmente filmado na Alemanha, com algumas tomadas realizadas no Studio Babelsberg, considerado o complexo de estúdios mais antigo do mundo. As cenas externas foram rodadas nas ruas de Berlim, onde a trama se passa. Ou seria Berlim que passa na trama?

    Com um roteiro pouco provável e toda a responsabilidade nas costas de Neeson – um astro com um quê a mais (e não estamos falando do nariz adunco) – para que o longa de Jaume Collet-Serra (A Órfã) decole, fica difícil consquistar a audiência. Certo? Errado. O anguloso ator levou o filme às alturas nas bilherias dos EUA e Canadá. Tanto que o executivo da Warner, distribuidora do filme, Dan Fellman, encheu a boca para falar que foi-se o tempo em que Neeson era “o novo homem” dos filmes de ação. “Coloque-o no papel certo e  pode ser tudo em matéria de herói”, recomenda.

    Pois em Desconhecido, Neeson é um herói “denorex” – parece mas, opa, tem algo de turvo em tanto bom-mocismo. Ele é Dr. Martin Harris, um renomado cientista e  acadêmico na área de biotecnologia, que acorda após um acidente de carro logo que chega a Berlim, e descobre que sua esposa (January Jones, sexy como uma esponja de lavar louça) não o reconhece. Pior: outro homem (Aidan Quinn) assumiu sua identidade.

Síndrome Bourne

    Ignorado por autoridades tão incrédulas quanto o espectador e caçado por assassinos misteriosos, ele se vê sozinho, cansado, duro e sempre em fuga. Auxiliado por uma aliada também improvável – uma taxista de araque e imigrante ilegal da Bósnia (Diane Kruger, a espiã de Bastardos Inglórios, muito boa no papel de moça-sofrida-mas-esperta-ganhando-a-vida-no-submundo-da-metrópole), Martin mergulha de cabeça num emaranhado mortal que vai obrigá-lo a desmascarar a realidade.

    Para a alemã Diane Kruger, a oportunidade de trabalhar perto de casa foi irrecusável. “Berlim foi uma escolha muito interessante como locação, pois Desconhecido é um filme sobre identidade e Berlim sofre a sua própria crise de identidade, depois de passar tanto tempo dividida”, comenta.
 
    Mesclando terrorismo, inferninhos e um pouco de Identidade Bourne, o thriller é uma mera desculpa para um desfile de cenas-cartões postais de Berlim. A Coluna da Vitória (ou Siegessäule), o Portão de Brandemburgo e a Ilha dos Museus compõem o tour. Além disso, a estação central, ou Berlin Hauptbahnhof, o histórico hotel Adlon Kempinski e o Rio Spree, que corta a cidade, exercem um papel importante na história.
 
    Só mesmo os veteranos Bruno Ganz (O Leitor) e o indicado ao Oscar Frank Langella (Frost/Nixon) para dar um contrapeso na tela quando contracenam com Neeson.

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate