Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Família cigana em cena de An Episode in the Life of an Iron Picker. Foto: DivulgaçãoFamília cigana em cena de An Episode in the Life of an Iron Picker. Foto: Divulgação

Bósnio ganha dois Ursos de Prata

(Berlim, brpress) - Filme An Episode in the Life of an Iron Picker, de Danis Tanovic, leva o Grande Prêmio do Júri e o de Melhor Ator para ator não profissional catador de ferro. Por Rui Martins.

(Berlim, brpress) – O filme mais barato do 63o. Festival de Cinema de Berlim, An Episode in the Life of an Iron Picker (“Um Episódio na Vida de um Catador do Ferro”, em tradução livre), custou apenas 17 mil euros, veio da Bósnia e ganhou dois dos prêmios mais importantes: o Grande Prêmio do Júri e o de Melhor Ator – mesmo para um ator não profissional. Seu diretor, o também b ósnio Danis Tanovic já ganhou um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e prêmio de Melhor Direção em Cannes por Terra de Ninguém (No Man’s Land, 2001), sobre o conflito dos Bálcãs.

Desta vez, Danis Tanovic fez um filme baseado numa denúncia publicada nos jornais. Tratava-se de família cigana bósnia, extremamente pobre, cuja mãe de duas crianças tinha sido excluída de tratamento médico por não dispor de um seguro saúde, mesmo sob risco de morte. Grávida pela terceira vez, constatou-se a morte do feto e a necessidade de se fazer uma curetagem uterina.

    Danis Tanovic decidiu contar com a própria família para filmar o episódio de sua exclusão social. A mãe grávida só não morreu, por ter utilizado o comprovante de seguro saúde de sua cunhada, numa outra clínica mais distante. O marido, que vive como catador de ferro velho encontrado no lixo ou desmontando carros abandonados, aceitou com a esposa reconstituir, diante das câmeras, a situação dramática vivida. A participação do marido, Nazif Mujic, foi tão convincente que ele acabou ganhando o prêmio de Melhor Ator.

(Rui Martins/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate