Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Os Mamonas Assassinas: inspiração para o documentário musical Mamonas pra SempreOs Mamonas Assassinas: inspiração para o documentário musical Mamonas pra Sempre

Brasil cinematográfico

(brpress) - 2010 prevê grandes lançamentos nacionais e um corrido calendário de festivais de grande relevância no país. Por Eliane Maciel.

(brpress) – O Brasil está cada vez mais se destacando na área cinematográfica por conta de suas produções, que chamam a atenção de olhos nacionais e estrangeiros. E 2010 chegou para dar uma bela alavancada nessa tendência.

Títulos grandiosos como Os Inquilinos, de Sérgio Bianchi, Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca, Praça Saens Peña, de Vinícius Reis, e os ainda não lançados Tropa de Elite 2, de José Padilha, Chico Xavier, de Daniel Filho, e O Bem Amado, de Guel Arraes, não são os únicos responsáveis por este boom do cinema nacional. Neste ano, vários festivais acontecem espalhados pelo território nacional, dando mais força às nossas criações.

Calendário cheio

No começo do ano, o Festival Tiradentes, famoso por apadrinhar produções que fogem do lugar comum, marcou só o início de um calendário cheio. Os festivais mineiros chegam com força total. Ainda em 2010, acontecerão mais duas festas do cinema organizadas pelo crítico Kleber Eduardo – em junho e outubro, no CineBH.

Para abril, estão marcados o 14º CinePE – Festival do Audiovisual, no Recife (tido como a Berlinale brasileira), e o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade (famoso pela sua veia política), tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, de 08 à 18/04. Além deles, haverá o Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro, no Rio, e o Show de Inverno, em Campos do Jordão, em São Paulo.

Estão programados outros 11 festivais entre os meses de junho e julho, dentre os quais, o Festival Internacional de Cinema Feminino (o Femina) e o Anima Mundi, o Festival Internacional de Animação do Brasil.

Gramado e Mostra

Mas é em agosto que acontece um dos mais esperados, tanto pelo público quanto pela imprensa: o Festival de Gramado, que tem como tradição convidar várias celebridades para o tapete vermelho nacional. Quem não se lembra do festival do ano passado, que optou por homenagear a Rainha dos Baixinhos, Xuxa, e que consequentemente foi duramente criticado?

Entre agosto e setembro, haverá outros 12 festivais, até a chegada do mês de outubro, quando, além de outros seis eventos, finalmente acontece a Mostra de Cinema Internacional de São Paulo – a 34ª edição. Centenas de produções, curtas ou longas, de vários países diferentes são apreciadas por curiosos e viciados em cinema, raridades e bizarrices da telona.

Em novembro, para finalizar o ciclo da sétima arte, 13 premiações ganham vida, como, por exemplo, o famoso Festival MIX Brasil e o Festival de Brasília, onde somente filmes inéditos podem participar. Lula – O Filho do Brasil foi exibido pela primeira vez nesta premiação, em 2009, e lotou o auditório.

(Eliane Maciel/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate