Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cena do filme A FebreCena do filme A Febre

Cerceamento da Ancine repercute em Locarno

(Locarno, brpress) - Tentativa de censura na Agência Nacional de Cinema e de suposto diálogo com Bolsonaro podem afetar produção.

(brpress) – Começa nesta quarta-feira o Festival Internacional de Cinema de Locarno, onde produções brasileiras estão sempre presentes, desde a época do Cinema Novo. Este ano, as notícias sobre os planos do governo Bolsonaro de criação de um filtro, interpretado como uma pré-censura, na Agência Nacional de Cinema (Ancine), já deram a volta ao mundo, e geram inquietação não só no Brasil.

A própria nova diretora do Festival, Lili Hinstin, está inquieta, pois o risco do controle dos filmes se insere na preocupação geral e mundial em favor da liberdade de criação e de expressão. Se nada for feito para impedir as transformações dentro da Ancine, é provável que os filmes brasileiros este ano em competição, no Festival de Locarno – como A Febre, sobre a crise existencial de um índio em Manaus –e, logo a seguir, no Festival de Veneza, sejam os últimos filmes sem censura nos festivais. E, caso haja de fato censura, é muito provável não haver mais filmes brasileiros nos próximos festivais. 

No dia 20 de julho deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou um decreto anunciando mudanças na estrutura administrativa do cinema brasileiro. A Ancine foi do Rio para Brasília, e o Conselho Superior de Cinema teve sua composição alterada, além de ser transferido do Ministério da Cidadania, que englobou o antigo Ministério da Cultura, para a Casa Civil. O número de membros do setor audiovisual no Conselho foi reduzido pela metade – de seis para três – e da sociedade civil, de três para dois. Os demais são funcionários do governo.

(Colaborou Rui Martins, especial para brpress) 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate