Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Kristen Stewart em cena de Certas Mulheres. Foto: DivulgaçãoKristen Stewart em cena de Certas Mulheres. Foto: Divulgação

Certas Mulheres vence London Film Festival

(Londres, brpress) - Estrelando Kristen Stewart, drama de Kelly Reichardt ganhou como melhor filme; documentários sobre Irã e Síria também foram premiados.

(Londres, brpress) – Certas Mulheres (A Certain Women, 2016, EUA) foi anunciado o vencedor do 60o. BFI London Film Festival, numa cerimônia que aconteceu neste sábado (15/10), com a presença de profissionais da indústria cinematográfica e atores como Alicia Vikander e Michael Fassbender, que apresentou o ganhador do BFI Fellowship deste ano: o cineasta Steve McQueen.

O prêmio a Certas Mulheres como Melhor Filme em Londres coroa uma carreira bem sucedida do filme em outros festivais, como Sundance e Toronto. Dirigido por Kelly Reichardt, o drama entrelaça as vidas da advogada Laura Wells (Laura Dern), de Gina Lewis (Michelle Williams) e da recém-forma advogada Beth Travis (Kristen Stewart). Há pouca coisa em comum entre elas, além do fato de que moram em Livingston, no estado de Montana. No entanto, as circunstâncias farão com que suas histórias se entrelacem de uma maneira íntima e profunda, ainda que distante, conforme buscam seus lugares no mundo.

A presidente do júri da competição oficial Athina Rachel Tsangari, cujo filme Chevalier venceu o LFF no ano passado, disse que “em um ano vibrante para o cinema, foi a cuidadosa mise en scène e a discreta modéstia de Certas Mulheres que determinou nossa escolha. Trata-se de uma história humana calibrada pela exposição do isolamento, frustrações e solidão de três mulheres num lugar qualquer da América rural”.

 Documentários: Irã e Síria

O prêmio de Melhor Documentário foi para Starless Dreams, sobre jovens mulheres delinquentes num centro de detenção no Irã, do veterano diretor  Mehrdad Oskouei. Louise Osmond, presidente do júri para a categoria, comentou: “O filme nos leva a um mundo que nunca imaginávamos existir no Irã: de trombadinhas e crianças de rua viciadas em crack. No entanto, também ao contrário do que podemos imaginar, é nesse centro de detenção que essas meninas encontram um senso de comunidade, lar e família.”

O vencedor na categoria de Curta-metragem foi para 9 Days – From my Window in Aleppo, do fotógrafo sírio Issa Touma, de Thomas Vroege e Floor van de Muelen. O apresentador do prêmio Mat Kirkby ressaltou que “quando Touma decidiu pegar sua câmera e filmar eventos através de sua janela, não sabia se continuaria vivo para terminar o filme. Mas este documentário não só mostra como uma pessoa, uma câmera e mesmo uma visão restrita de um determinado ângulo podem revelar algo complexo e aterrador como uma guerra civil, mas também o poder do cinema de alcançar uma audiência global.

O BFI Fellowship para Steve McQueen já havia sido anunciado antes das demais premiações. Vencedor do Turner Prize, o maior prêmio de arte do Reino Unido, com um vídeo e do Oscar Steve McQueen – diretor negro britânico e homônimo ao célebre ator americano – foi condecorado pelo conjunto de sua obra (Hunger, Shame e 12 Anos de Escravidão). Apesar de ter 47 anos e somente cinco filmes realizados, a escolha do diretor foi simbólica num ano em que o London Film Festival homenageou atores e diretores negros e discutiu o racismo na indústria do entretenimento. O prêmio  foi dado a McQueen pelo seu mais assíduo colaborador, o ator irlandês Michael Fassbender.

Leia mais sobre o 60o. BFI London Film Festival aqui.

Assista ao trailer de Certas Mulheres (em inglês):

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate