Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cena do documentário Mercedes SosaCena do documentário Mercedes Sosa

CineCeará exibe inéditos

(Fortaleza, brpress) - Entre os destaques do festival estão Mercedes Sosa, La Voz de Latinoamérica e Olho Nu, sobre Ney Matogrosso.

(Fortaleza, brpress) – Enquanto Fortaleza ganha um reforço na produção cultural, com a recém-inaugiração do Cena (Centro de Narrativas Audiovisuais),  do Porto Iracema, a primeira e única escola de artes estadual do Brasil, e duas novas salas de cinema no Centro Drgão do Mar, o local se prepara para receber o 23o. CineCeará, de 07 a 14/09.

    Entre os destaques do Festival de Cinema Ibero-Americano estão o documentário argentino Mercedes Sosa, La Voz de Latinoamérica (2013), com depoimentos de Chico Buarque, David Byrne, Milton Nascimento, dirigido por Rodrigo H. Vila, e o nacional Olho Nu (2013), filme de Joel Pizzini, que retrata a vida e obra de Ney Matogrosso a partir de imagens do acervo pessoal do artista. Os dois são inéditos e disputam a mostra competitiva.

Menino cresceu

    Há ainda o filme novo do Oswaldo Montenegro, Solidões, e o aguardado longa de abertura, Se Deus Vier Que Venha Armado, estreia na  ficção do Luis Dantas, estrelando Vinicius de Oliveira, o então garoto de Central do Brasil. O documentário Emak Bakia, de Oskar Alegria, narra a busca de uma casa na costa basca, na qual Man Ray fez seu primeiro filme de vanguarda em 1926 (Leave me Alone).

    Entre homanagens à atriz, diretora e cantora portuguesa Maria de Medeiros e ao ator Marcos Palmeira, que completou 50 anms,  o festival será encerrado com Os Pobres Diabos, do Rosemberg Cariry, com Chico Diaz e Silvia Buarque, que, pela primeira vez, trabalham juntos.

Show tem que continuar

    Os Pobres Diabos encerra o CineCeará, com exibição hors concours. “O cinema cearense está em pauta e temos a honra de exibir, em sessão especial, um longa realizado no estado”, afirma Rosemberg Cariry.A trama surgiu das memórias do próprio cineasta quando vivia no sertão do Ceará, onde era comum a presença de circos itinerantes que, embora muito pobres, eram cheios de magia.

    “Vemos que o espetáculo continua, apesar de todas as dificuldades. O filme tem um espírito bem humorado, mas esbarra em uma dura realidade que se encaminha, no final, para uma tragicomédia”, afirma o cineasta. O lançamento comercial está marcado para o segundo semestre de 2014.

    Vale destacar ainda o curta carioca Em Cartaz, sobre a vida do Antonio Henrique Silveira, que pintava cartazes para cinema.

    Pela primeira vez haverá um júri composto só de estudantes de cinema, e os seminários  Diálogos Visuais: o Cinema de Portugal, A Lei 12.485 e o Mercado Audiovisual Brasileiro e as oficinas O Cinema de Quentin Tarantino, Direção de Fotografia, Câmera e Iluminação Cinematográfica e Cinema de Animação prometem lotação esgotada.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate