
Claire Darling: desapego ou delírio?
(brpress) - Em A Última Loucura de Claire Darling, Catherine Deneuve esbanja beleza e talento tentando se livrar de objetos e da vida. Por Angélica Campos.
(brpress) – Em A Última Loucura de Claire Darling (La Dernière Folie de Claire Darling, França/Bélgica, 2018) Catherine Deneuve, a grande dama do cinema francês, esbanja beleza e talento ao interpretar uma solitária e confusa senhora, que vive na antiga mansão de sua família, cercada de objetos de arte e peças de valor sentimental.
“Ela tem uma estatura, um lado de fantasia e grande liberdade”, diz a diretora e também roteirista (juntamente com outras três mulheres) Julie Bertuccelli, ao justiçar a escolha de Deneuve para o papel. Mas a definição também cai como uma luva ao filme, em cartaz no Brasil a partir de 01/08. Trata-se de uma história feminina, sobre mãe e filha e desapego – de tudo e, finalmente, da vida. Mas sem tanta tristeza.
Numa manhã de verão, Claire acorda convencida de que está vivendo o último dia de sua atribulada vida e decide se desfazer de todos os objetos que entulham a casa, promovendo uma venda de garagem a preços irrisórios.
Assanhados diante das possibilidades de presenciar uma cena de maluquice mais do que pelas oportunidades comerciais propriamente ditas, vizinhos e turistas da pequena cidade de Verderonne se atropelam durante todo o dia nos jardins da mansão. As memórias turvas de Claire passeiam junto.
(Angélica Campos/brpress)
Assista ao trailer de A Última Loucura de Claire Darling: