Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cena de Nem Sansão Nem DalilaCena de Nem Sansão Nem Dalila

De caso com o público

(Rio de Janeiro, brpress) - Mostra reúne clássicos da chanchada e neochanchada, que levavam multidões a filmes nacionais.

(Rio de Janeiro, brpress) – A mostra Noites de Chanchada reviverá os dias de glória da produção nacional a partir desta terça (06/11), na Caixa Cultural Rio. Com curadoria do pesquisador Hernani Heffner,
serão exibidos 24 filmes de longa-metragem nos formatos 35mm e digital – mas todos com o humor ingênuo, burlesco e opular, que fizeram história nas décadas de 1950 e 1960 nos cinemas brasileiros.

    Idealizada pelo cineasta Marcelo Laffitte, a mostra inclui na programação os clássicos Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo, e O Batedor de Carteiras, de Aloisio T. de Carvalho, que será exibido em uma cópia 35 mm recém-restaurada. Além do período clássico, a nova geração, apelidada carinhosamente de neochanchada, ganha espaço com os filmes Celeste e Estrela, de Betse de Paula, e Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo!, de Hugo Carvana.

Bem casados

    A chanchada representou um momento de feliz união entre público e artistas, quando diversos filmes marcaram um verdadeiro estouro de bilheteria e seus atores foram alçados à condição de estrelas. A principal produtora do período, a Atlântida, investiu em musicais carnavalescos e paródias de filmes americanos, bem representados em títulos como Nem Sansão Nem Dalila, de Carlos Manga, e É Com Esse Que Eu Vou, de José Carlos Burle, ambos incluídos na retrospectiva.

Debates

    Estão programados cinco debates com participação dos diretores Carlos Manga (quarta, 07/11), Aloísio T. de Carvalho (sexta, 09/11), Roberto Farias (terça,13/11), Betse de Paula e Maurício Sherman (quinta,15/11), e participação da atriz e cantora Janir Martins e da produtora Alice Gonzaga (sábado, 17/11).

    Uma oficina de cinema será promovida no sábado (10/11), com inscrições gratuitas pelo hotsite www.chanchada.com.br, onde há toda a programação da mostra, além de sessões especiais para o público infanto-juvenil, de terça a sexta-feira.

Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Além dos casos previstos em lei  (clientes Caixa pagam meia)
Bilheteria : de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.

Acesso para pessoas com necessidades especiais.
 
Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Av. Almirante Barroso, 25  (Metrô: Estação Carioca); (21) 3980-3815

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate