Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Fatih Akin contra o racismo e a impunidade com Em Pedaços. Foto: DivulgaçãoFatih Akin contra o racismo e a impunidade com Em Pedaços. Foto: Divulgação

Em Pedaços é resposta contra racismo e impunidade

(brpress) - Quem conhece o trabalho do diretor turco-alemão Fatih Akin pelo ótimo documentário musical Atravessando a Ponte - O Som de Istambul não imagina do que ele é capaz quando quer falar de temas “duros”.

(brpress) – Quem conhece o trabalho do diretor turco-alemão Fatih Akin pelo ótimo documentário musical Atravessando a Ponte – O Som de Istambul (2005) não imagina do que ele é capaz quando quer falar de temas “duros”. Em Pedaços (In the Fade, 2017), em que Akin questiona a impunidade para crimes de ódio racial, é prova disso.

 Globo de Ouro e  Critics’ Choice Awards de Melhor Filme Estrangeiro, Em Pedaços transmite para as telas a fúria de Fatih Akin com os assassinatos cometidos pelo grupo de extrema direita NSU, da Alemanha, entre 2000 e 2006. O filme é também reflexo de sua revolta com a forma como a polícia e o Ministério Público agiram diante desses crimes, investigando, em contrapartida, os parentes das vítimas, e as transformando em criminosos (no caso, por envolvimento com drogas). 

Destruída e inconformada

Esse cenário serve como pano de fundo para a história da protagonista, Katja Sekerci (Diane Kruger), que se transforma de mãe e viúva destruída pela brutalidade em uma mulher calculista, com sede de vingança. Este é o primeiro filme falado em alemão da carreira de Kruger e deu a ela nada menos que a Palma de Ouro de Melhor Atriz em Cannes pela intensidade com que vive a história dessa personagem. 

Além da forte denúncia de como a extrema direita age na maior economia da Europa e de horrores que acabam sendo tolerados, Akin mostra um recorte pessoal da tragédia. A crítica se dividiu com o filme, difícil de ser assistido até o fim, a partir da caça solitária de Katja aos neonazistas. Para os detratores do filme, como o crítico do Guardian Peter Bradshaw, é o momento em que a coisa degringola pela inveracidade. Para outros, é quando a trama se diferencia e fica mais eletrizante. 

Premiado

Como diretor, Fatih Akin ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim por Contra a Parede (2004), sobre uma muçulmana que se casa para fugir do controle da família conservadora, e Melhor Roteiro no Festival de Cannes por Do Outro Lado (2007), que mistura relações de família e ativismo político na Turquia.

Akin também dirigiu a comédia Soul Kitchen (2009), que gira em torno de um dono de restaurante. Um trabalho propositalmente “mais leve”, segundo o diretor. 

Leia mais sobre Diane Kruger e assista ao trailer de Em Pedaços aqui

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate