
Filme não filmado
(Londres, brpress) - O cineasta Stanley Kubrick tem a história de seu projeto mais ambicioso – e nunca realizado – contada no livro The Film That Never Was, esmiuçando o longa sobre Napoleão e pesando cera de 10kg. Por Juliana Resende.
(Londres, brpress) – O cineasta Stanley Kubrick (1928 –1999) recebe talvez a maior homenagem póstuma com o lançamento do livro – se é que o calhamaço de cerca de 10kg pode ser chamado assim – The Film That Never Was (Taschen, £450,00), sobre seu projeto mais ambicioso – um longa sobre Napoleão – que nunca saiu do storyboard.
O livro é um verdadeiro compêndio da história do mais ambicioso projeto do diretor de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Mostra toda a pesquisa para o filme, cuja fonte principal era o historiador e especialista em Napoleão, Felix Markham, incluindo cerca de 15 mil imagens, entre pinturas de época e fotos de possíveis locações, e curiosidades, como uma carta de próprio punho da atriz Audrey Hepburn declinando do convite para o papel de Josephine, agradecendo e dizendo esperar que Kubrick a considerasse em futuras produções.
O filme sobre Napoleão consumiu sete anos da carreira de Kubrick e foi considerado caro demais pelos estúdios.
(Juliana Resende/brpress)