Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Thor é a 1° adaptação de quadrinhos – de muitas – a estrear em 2011. DivulgaçãoThor é a 1° adaptação de quadrinhos – de muitas – a estrear em 2011. Divulgação

Filmes de HQs: mercado milionário

(brpress) - Thor, X-Men: Primeira Classe e Capitão América: O Primeiro Vingador são apenas algumas adaptações numa vasta seara de histórias em quadrinhos filmadas. Por Vanessa Wohnrath.

(brpress) – Chacrinha já dizia: “Nada se cria, tudo se copia”. No caso de Hollywood, praticamente tudo se adapta. Vale desde a fonte mais antiga, a literatura, até o Twitter. É isso mesmo! O seriado $#*! My Dad Says foi inspirado no Twitter do americano Justin Halpern, que colocava no site as asneiras que seu pai dizia. Mas no âmbito cinematográfico, a febre é adaptar histórias em quadrinhos.

São tantos os super-heróis ganhando versões em carne e osso que, em breve, não duvide, poderá assistir às aventuras de seu predileto num cinema perto de você. A começar pelo obscuro mito nórdico Thor, a partir desta sexta-feira (29/04). O Deus do Trovão chega com pompa e direção do shakespeareano Kenneth Branagh, numa jornada até a Terra, mostrando o poder de seu martelo Mjolnir.

Muito mais

Depois, chegam aos cinemas: Padre (13/05), X-Men: Primeira Classe (03/06), Capitão América: O Primeiro Vingador (29/07), Cowboys & Aliens (12/08) e Lanterna Verde (19/08). No ano que vem, é a vez de As Aventuras de Tintim: O Segredo do Unicórnio (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn), Os Vingadores (The Avengers), Motoqueiro Fantasma 2 (Ghost Rider: Spirit of Vengeance), The Amazing Spider-Man, The Dark Night Rises, The Wolverine, Homens de Preto 3 (Men in Black III) e Superman – O Homem de Aço (Man of Steel).

Outras adaptações da lista, ainda sem data confirmada de lançamento são: Kick-Ass: Ball to the Wall, Sin City 2, O Procurado 2, Luke Cage e Y: O Último Homem.

Gênese

As duas linguagens artísticas – quadrinhos e cinema – surgiram no final do século XIX. E quem pensa que essa coisa de adaptar HQs para o cinema é algo recente está muito enganado. Em meados dos anos 1930, filmes e gibis já flertavam. Em 1935, as aventuras do fortão Popeye apareceram no curta-metragem Adventures of Popeye.

Mais tarde, séries de TV traziam outros heróis dos quadrinhos, como Flash Gordon (1936), Dick Tracy Returns (1938), Adventures of Captain Marvel (1941), Batman (1943) e Aquaman (1968).

Super-Homem

No final dos anos 1970, o namoro entre cinema e HQs começava a ficar sério. O então desconhecido Christopher Reeve colocava o uniforme do Homem de Aço em Superman – O Filme (Superman, 1978) e em mais três continuações: Superman II (1980), Superman III (1983) e Superman IV: Em Busca da Paz (Superman IV: The Quest for Peace, 1987).

A história em quadrinhos criada por Jerry Siegel e Joe Shuster ainda ganhou mais um filme: Superman – O Retorno (Superman Returns, 2006). A produção foi um grande fracasso. Agora, cabe a Zack Snyder e seu Superman – O Homem de Aço (Man of Steel) – com lançamento marcado para dezembro de 2012 – retomar a história de sucesso do herói.

Superpoderes à risca

Capengas de recursos tecnológicos para recriar a fantasia dos quadrinhos, as produções antigas eram bem bobinhas. Agora, a história é diferente. As incríveis façanhas realizadas pelos super-heróis são reproduzidas à altura nos novos filmes, com tudo o que há de melhor em efeitos especiais. E quase sempre em 3-D.

A aposta em adaptações de HQs é uma artimanha segura para os estúdios, que colocam nas telas personagens já testados no mercado editorial. E ai de algum filme que não seguir à risca o que aparece nas páginas dos quadrinhos. Os produtores perceberam a importância em seguir o roteiro das HQs. Caso contrário, corre-se o risco de não agradar nem os fãs, nem os espectadores comuns e o filme ser um fracasso.

Efeito Batman

Uma mostra disso é a reformulada que Christopher Nolan deu ao Homem-Morcego. Depois do fiasco protagonizado pelo super-herói em Batman & Robin (1997), era preciso dar a ele o respeito que merecia. Dito e feito!

O cineasta inglês lançou primeiro Batman Begins (2005) e depois uma das melhores adaptações quadrinescas já realizada, se não a melhor: Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008).

Poderosa Marvel

A adaptação de HQs se tornou tão séria, ambiciosa e lucrativa que a Marvel, editora e produtora de histórias em quadrinhos, decidiu criar um novo segmento e se tornar um estúdio. Assim, nascia em 2004 a Marvel Studios para acompanhar de perto os filmes adaptados de suas obras e, desta forma, manter o nível de qualidade nas alturas.

Com a Marvel na jogada, a estratégia daqui para frente é ela se fortalecer como estúdio, lançando pelo menos 10 franquias: Os Vingadores, Capitão América, Gavião Arqueiro, Nick Fury, Homem-Formiga, Doutor Estranho, Pantera Negra, Manto & Adaga, Quarteto Futuro e O Mestre do Kung Fu.

Epílogo

As adaptações são um grande deleite, tanto para o fã de revista em quadrinhos, que vê na tela a transposição do que está nas páginas, como também para aquele que curte filmes com personagens complexos e tramas fantásticas. Sem falar nos efeitos alucinantes.

Um universo repleto de super-heróis, vilões megalômanos e mocinhas nem tão indefesas mostra que cinema e histórias em quadrinhos foram feitos um para o outro, num casamento longe de ter um fim.

(Vanessa Wohnrath/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate