Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Tenório fazendo o que mais gosta: competir com espírito esportivo.cinetotal.com.brTenório fazendo o que mais gosta: competir com espírito esportivo.cinetotal.com.br

Lição de espírito esportivo

(brpress) - Filme mostra como Tenório, judoca B1 –100% cego –, compete tanto em eventos paraolímpicos com Olimpíadas com a mesma serenidade. Por Rod Carvalho.

(brpress) – “Eu não tenho medo, pois a vida é pra arriscar”. E ele tem razão. Com 37 anos, totalmente cego, sua paixão pelo judô o levou ao auge de um esporte, conquistando um dos títulos que
todo atleta almeja conquistar: o de campeão olímpico. Só que no caso de Antônio Tenório, ele não foi apenas uma mas quatro vezes. E também tema do filme dirigido por Felipe Braga e Eduardo Hunter Moura – B1: Tenório em Pequim, que estreia nesta sexta (03/09).

    Ao acompanhar o judoca na
preparação para sua quarta Olimpíada, os documentaristas registram momentos especiais, tanto dentro como fora dos tatames. O que vemos é um ser humano lidando com seu potencial, aceitando suas vitórias e derrotas, com a mesma serenidade e nunca deixando sua deficiência abalar a autoconfiança.

    Sensibilidade

    Um fato curioso é que Tenório, um judoca B1 100% cego, é um dos poucos atletas no mundo que compete
tanto em campeonatos paraolímpicos como nos regulares.
      
    Com uma a qualidade de som excepcional, nossa audição é propositalmente direcionada
para sentirmos, ou melhor, escutarmos, os mínimos ruídos, aguçando esse sentido no intuito de nos identificarmos ainda mais com a realidade do atleta.

    Além disso, somos brindados com uma trilha sonora tântrica, hipnótica, que parece acalentar Tenório em toda sua trajetória até o pódio. B1 é mais que um exemplo de vida e determinação. É uma experiência única, onde podemos comprovar que “obstáculo” nada mais é do que uma palavra que existe apenas na página de um dicionário qualquer.

(Rod Carvalho/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate