Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Harrison FordHarrison Ford

Locarno mescla astros e independentes

(Genebra, brpress) - Este ano, festival recebe Harrison Ford, Daniel Craig e Claudia Cardinale, além da tradicional seleção de filmes não-hollywoodianos. Por Rui Martins.

(Genebra, brpress) – Este ano, o Festival de Cinema de Locarno será também um festival de astros e estrelas, além da tradicional plataforma para o cinema independente de todo mundo, inclusive os países emergentes. Locarno abriu também um espaço para filmes com elencos de prestígio, nas projeções para a Piazza Grande, com seu telão com cerca de 300 m2.

Estão previstas as presenças de Claudia Cardinale – que vai receber o Troféu Leopardo, pelo conjunto da carreira –, Harrison Ford, Daniel Craig, entre outros. Ford e Craig vão divulgar Cowboys & Aliens, filme de Jon Favreau. Outra homenageada será a atriz francesa Isabelle Huppert, que receberá o Excellence Award Moët & Chandon 2011.

Brasileiros

Mas como nem tudo pode ser perfeito, não há longas-metragens brasileiros nas competições. Se os organizadores não escolheram nenhum longa-metragem brasileiro para as principais competições, pelo menos o concurso internacional de Pardo do Amanhã terá curtas: Men Sana in Corpore Sano, do diretor Juliano Dornelles, e Praça Wal Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira.

Da América Latina, só filmes da Argentina e do Chile. O problema do cinema brasileiro continua sendo a televisão, que contrata os melhores cineastas para as telenovelas ou dos cineastas que, sob a pressão comercial, fazem filmes mais adaptados para a televisão.

Panahi

Como fizera o Festival de Berlim, haverá uma homenagem ao cineasta iraniano Jafar Panahi, cumprindo prisão de 6 anos, por ter criticado o governo iraniano e proibido de fazer novos filmes durante 20 anos. Locarno projetará o filme Espelho, segundo longa-metragem de Panahi, premiado com o Leopardo de Ouro, no Festival de Locarno de 1997.

O Festival de Locarno dedicará uma grande retrospectiva ao cineasta americano Vincent Minnelli, mestre da comédia musical e do melodrama hollywoodiano, com a projeção de todos os seus filmes. Leslie Caron, a inesquecível atriz (e dançarina favorita de Liza Minelli), de Um Americano em Paris e Lili,apresentará seu livro autobiográfico Uma Francesa em Hollywood.

(Rui Martins/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate