Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Último filme de Harry Potter é uma das sequências mais aguardadas. DivulgaçãoÚltimo filme de Harry Potter é uma das sequências mais aguardadas. Divulgação

Luz, câmera e continuação!

(brpress) - Hollywood bate recorde de lançamento de sequências

(brpress) – Jack Sparrow, Harry Potter e Edward Cullen são alguns velhos conhecidos do público. Todos os anos e cada vez mais, os estúdios americanos têm investido alto na produção de continuações de filmes de sucesso. Este ano, Hollywood parece estar batendo recorde: são 27 títulos.

Ausência de ideias originais, ócio criativo? Sim. Mas também, e principalmente, receita certa para arrecadar milhões e encher os cofres dos estúdios. Comercialmente falando, é melhor lançar a sequência de uma produção que teve êxito nas bilheterias do que um filme novo, com histórias e personagens com os quais o público ainda não teve contato.

Sucesso garantido

É uma aposta mais segura, que representa um retorno financeiro quase garantido e uma forma de se faturar mais dinheiro com a venda de produtos derivados, como brinquedos, DVDs dos filmes antecessores, jogos de videogame, etc.

A estratégia tem dado certo. O público, muitas vezes, fica com vontade de ver como a história de um filme continua ou rever seus personagens favoritos vivendo novas peripécias. Os produtores tiram proveito disso, lançando uma imensidade de franquias.

Recorde

De acordo com o site Box Office Mojo, que fornece o número de 27 continuações este ano, os filmes incluem prequels (filmes recentes que explicam histórias já filmadas anteriomente) e spin-offs (filmes derivados de outros filmes e/ou produções). O número de continuações de 2011 supera o ano recordista que foi 2003, com 24 continuações. Em 2009, foram 19 sequências.

Às vezes, uma continuação não chega a ser tão boa como o filme anterior. Mas a legião de fãs que a franquia conquista, a expectativa pela próxima história que o personagem vai viver e a campanha massiva de marketing compensam a produção de uma continuação.

Nos cinemas

Até agora, chegaram aos cinemas brasileiros oito sequências: Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (Little Fockers, 2010), Vovó… Zona 3: Tal Pai, Tal Filho (Big Mommas: Like Father, Like Son, 2011), Pânico 4 (Scream 4, 2011), Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio (Fast Five, 2011), Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides, 2011), Se Beber, Não Case! Parte 2 (The Hangover Part 2, 2011), X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, 2011) e Kung Fu Panda 2 (2011).

No dia 23/06, é a vez da animação Carros 2 (Cars 2) estrear. Além disso, ainda há outras continuações muito aguardadas. Esse é o caso de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1, 2011), Transformers: O Lado Oculto da Lua (Transformers: Dark of the Moon, 2011), A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1, 2011) e Mission Impossible: Ghost Protocol (2011), quarto capítulo de Missão Impossível.

Produzir uma continuação está se tornando algo tão comum que, não raro, os filmes terminam com uma deixa para uma futura sequência. É isso que acontece em Velozes 5, Piratas do Caribe 4 e Kung Fu Panda 2. Por isso, prepare-se para, em breve, ver esses personagens novamente nas telas. Os estúdios ficam felizes, os fãs ficam felizes e assim movimenta-se a engrenagem da indústria de continuações.

(Vanessa Wohnrath/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate